O labor criativo de Augusto Rodrigues na criação das Escolinhas de Arte do Brasil e do Jornal Arte & Educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781822022128Palavras-chave:
Escolinha de Arte, Augusto Rodrigues, Arte, EducaçãoResumo
A primeira Escolinha de Arte do Brasil e o jornal Arte & Educação, representam o “labor criativo” de Augusto Rodrigues, intelectuais, artistas e professores que fizeram da citada Escolinha e do periódico em foco, espaço de informação e formação no campo da Educação através da Arte na segunda metade do século XX. O objetivo é compreender esse “labor criativo” e formativo, bem como o legado artístico, educacional e cultural desse período. A metodologia contou com a investigação bibliográfica de acordo com Gil (2002), além de fonte hemerográfica situada nos estudos de Jucá (2003). O referencial teórico desta análise está alicerçado nos seguintes autores: Herbert Read (1986, 2007); Dewey (2010); Barbosa (2015); Bachelard (2003); Britto e Palma (2019); Miranda (2009) e outros. A pesquisa trouxe como resultado as seguintes conclusões: Augusto Rodrigues influenciou toda uma geração de arte-educadores e educadoras no Brasil e em outros países que tiveram conhecimento acerca da sua vida, obra e trabalho. O Arte & Educação, foi um dos primeiros periódicos de circulação de ideias voltadas ao campo não somente da educação através da Arte, mas da educação em diversos contextos formativos e expressivos.
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