O labor criativo de Augusto Rodrigues na criação das Escolinhas de Arte do Brasil e do Jornal Arte & Educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781822022128Palavras-chave:
Escolinha de Arte, Augusto Rodrigues, Arte, EducaçãoResumo
A primeira Escolinha de Arte do Brasil e o jornal Arte & Educação, representam o “labor criativo” de Augusto Rodrigues, intelectuais, artistas e professores que fizeram da citada Escolinha e do periódico em foco, espaço de informação e formação no campo da Educação através da Arte na segunda metade do século XX. O objetivo é compreender esse “labor criativo” e formativo, bem como o legado artístico, educacional e cultural desse período. A metodologia contou com a investigação bibliográfica de acordo com Gil (2002), além de fonte hemerográfica situada nos estudos de Jucá (2003). O referencial teórico desta análise está alicerçado nos seguintes autores: Herbert Read (1986, 2007); Dewey (2010); Barbosa (2015); Bachelard (2003); Britto e Palma (2019); Miranda (2009) e outros. A pesquisa trouxe como resultado as seguintes conclusões: Augusto Rodrigues influenciou toda uma geração de arte-educadores e educadoras no Brasil e em outros países que tiveram conhecimento acerca da sua vida, obra e trabalho. O Arte & Educação, foi um dos primeiros periódicos de circulação de ideias voltadas ao campo não somente da educação através da Arte, mas da educação em diversos contextos formativos e expressivos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Regiane Rodrigues et al. Contribuições do patrimônio cultural da arte cearense para a formação de professores na dimensão estética da docência. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 13, p. 72-85, mai. 2020 (Dossiê – Educação, Patrimônio e Paisagens Culturais). Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3453. Acesso em: 10 jul. 2021.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. 19. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
BRASIL, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980. (Estudos e Pesquisas). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002413.pdf. Acesso em: 5 set. 2020.
BRITTO, Jader de Medeiros; PALMA, Alexandre (org). Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Editora Martins, 2010.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2008.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GIL. Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. A Oralidade dos Velhos na Polifonia Urbana. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.
MIRANDA, Orlando (org). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. (Ilustração de Ziraldo). Rio de Janeiro: Teatral, 2009.
NEVES, Libéria Rodrigues. Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Santa Catarina, V. 15, n. 2, p. 78-98, Abril/Junho. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13175. Acesso em: 12 jul. 2021.
READ, Herbert. A redenção do robô: meu encontro com a educação através da arte. Tradução de Fernando Nuno. São Paulo: Summus, 1986.
READ, Herbert. Educação pela Arte. Tradução de Ana Maria Rabaça e Luís Filipe Silva Teixeira. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZOLADZ, Rosza W. Vel. Augusto Rodrigues: O Artista e a Arte, poeticamente. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Regiane Rodrigues Araújo, Patrícia Helena Carvalho Holanda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.