LUGARES QUE INSPIRAM PAZ EM RECIFE
Palavras-chave:
Arte, Paz, Lugares Expositivos, RecifeResumo
O presente artigo trata-se do relato de uma experiência que foi realizada com estudantes do nono ano no Ensino Fundamental, da Escola Alto dos Guararapes, no Bairro de Prazeres, no município de Jaboatão, Região Metropolitana de Recife – PE. Diante da solicitação da direção da escola de trabalharmos com o tema Paz para a feira cultural da Instituição, ano 2009, resolvemos dar um tema específico para a matéria de Artes: “A Representação ao Longo da História das Artes”. Entre as atividades que fizemos como parte dessa pesquisa, visitamos lugares que inspiram paz na cidade de Recife, capital do nosso Estado. Conversando com os e as estudantes, montamos um roteiro de lugares artísticos que para nós tem a ideia de paz e são lugares que tem uma relação com a arte. O objetivo era visitar lugares expositivos antes não visitados por nós, relacionando-os com a ideia de paz que elaboramos ver e fazer arte nos traz paz. Além das visitações, os/as estudantes fizeram relatórios sobre suas impressões das visitas aos lugares, participamos de debates na sala de aula e apresentamos nossas fotos na feira cultural. Tivemos a oportunidade de vivenciar um novo conceito de paz e de arte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.