Epistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em Artes
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020173Palavras-chave:
Currículos e práticas de formação, Epistemologias, Estudos decoloniais, Artes,Resumo
O artigo reúne reflexões e inquietações diante da urgência de rever currículos e práticas de formação em artes, a partir de epistemologias de lugares e saberes, pautadas na valorização dos sujeitos latino-americanos e na construção coletiva do conhecimento. O referencial teórico revisita Paulo Freire, pelo seu pioneirismo em prol da educação libertadora e joga luzes sobrepensadores e pensadoras insurgentes e recorrentes, tais como Simioni, Hollanda, Walsh, Achinte, Maldonado e Gomez, através de seus estudos inclusivos e igualitários. Contempla ações e desdobramentos experimentados pelo grupo de pesquisa, em sala de aula, em espaços formais e informais, nos eventos que envolveram alunos e a comunidade em geral, visando instaurar uma experiência artística que reverbere e evidencie relações e discursos. Para finalizar se aponta a crise gerada pela pandemia mundial e as severas implicações que recaem sobre as sociedades desiguais. Apostamos na estética da (re)existência como possibilidade de educação inclusiva, uma reinvenção de si experimentada pelos excluídos para romper com tradições e hegemonias, capaz de ativar o diálogo entre diferentes, provocar empatia e gestar alianças.Downloads
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