Epistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em Artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020173

Palavras-chave:

Currículos e práticas de formação, Epistemologias, Estudos decoloniais, Artes,

Resumo

O artigo reúne reflexões e inquietações diante da urgência de rever currículos e práticas de formação em artes, a partir de epistemologias de lugares e saberes, pautadas na valorização dos sujeitos latino-americanos e na construção coletiva do conhecimento. O referencial teórico revisita Paulo Freire, pelo seu pioneirismo em prol da educação libertadora e joga luzes sobrepensadores e pensadoras insurgentes e recorrentes, tais como Simioni, Hollanda, Walsh, Achinte, Maldonado e Gomez, através de seus estudos inclusivos e igualitários. Contempla ações e desdobramentos experimentados pelo grupo de pesquisa, em sala de aula, em espaços formais e informais, nos eventos que envolveram alunos e a comunidade em geral, visando instaurar uma experiência artística que reverbere e evidencie relações e discursos. Para finalizar se aponta a crise gerada pela pandemia mundial e as severas implicações que recaem sobre as sociedades desiguais. Apostamos na estética da (re)existência como possibilidade de educação inclusiva, uma reinvenção de si experimentada pelos excluídos para romper com tradições e hegemonias, capaz de ativar o diálogo entre diferentes, provocar empatia e gestar alianças.

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Biografia do Autor

Ursula Rosa da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História (PUCRS), doutora em Educação (UFPel), mestre em Filosofia (PUCRS) e licenciada em Filosofia (UCS). Professora Titular, atua no Centro de Artes da UFPel, na graduação e na pós-graduação na linha de ensino da arte, educação estética, estudos de gênero, cultura visual, memória e crítica de arte. É líder do grupo de pesquisa Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória, responde pela direção do Centro de Artes, desde 2013.

Nadia da Cruz Senna, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciências da Comunicação (USP), mestre em Multimeios (UNICAMP) e bacharel em Pintura (UFPel). Professora Associada, atua no Centro de Artes da UFPel, na graduação e na pós-graduação na linha de ensino da arte, educação estética, estudos de gênero, cultura visual, desenho, corpo. É vice-líder do grupo de pesquisa Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória. Responde pela vice direção do Centro de Artes UFPel

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

SILVA, Ursula Rosa da; SENNA, Nadia da Cruz. Epistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em Artes. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 173–195, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020173. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17591. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

LEITURAS INCLUSIVAS DE MUNDO