O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781722021110

Palavras-chave:

Criatividade, Educação infantil, Prática docente, Arte-educação

Resumo

A criatividade desenvolve-se no contexto social e cultural, caracterizando-se como instrumento de expressão, compreensão do eu e do coletivo. Ao longo do século XX o papel da criatividade na educação ganhou destaque, devido às constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas, e encontra na arte meios para seu desenvolvimento. Sendo assim, o que pensam e fazem os professores sobre a criatividade dos estudantes? Para responder tal questionamento, o objetivo da pesquisa é analisar as concepções e ações docentes que proporcionam o desenvolvimento da criatividade, com foco em estudantes da Educação Infantil. A presente pesquisa caracteriza-se em um estudo de campo, a partir de observação indireta, e utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista face a face, semiestruturada, com perguntas referentes ao conhecimento dos conceitos e práticas da criatividade com professoras de cinco escolas de Educação Infantil. Os resultados apontados reafirmam a arte como o componente que possui maior possibilidade de desenvolvimento da criatividade e destacam a necessidade da formação inicial do professor ser direcionada para possibilitar a atuação criativa de sua profissão, bem como a necessidade constante de busca, rompendo com os paradigmas e estereótipos, e cultivando a criatividade na escola.

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Biografia do Autor

Sara Mandolini, São Paulo State University

Graduada em Artes Visuais (Licenciatura) -  UNESP - FAAC (Faculdade de Artes e Comunicação) - Bauru/SP.

Eliane Patricia Grandini Serrano, São Paulo State University

Professora doutora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC (Faculdade de Artes e Comunicação) - Bauru/SP.

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Publicado

24-06-2022

Como Citar

MANDOLINI, Sara; SERRANO, Eliane Patricia Grandini. O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 110–135, 2022. DOI: 10.5965/198431781722021110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17220. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

INCLUSÃO E ARTE: DEBATES ATUAIS