A unidade teórico-metodológica do Teatro do Oprimido de Augusto Boal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0038

Palavras-chave:

Augusto Boal, teatro do oprimido, unidade teórico-metodológica, formação humana

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar o método do Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1931-2009), procurando explicitar a sua unidade teórico-metodológica na perspectiva da formação humana. Tomamos como fonte principal de analise o livro Jogos para Atores e Não-Atores (2008), onde o teatrólogo fundamenta seu método a partir de exemplos de Teatro-Fórum sistematizado no período de exílio político vivido na Europa, em meados da década de 1970. Apresentamos a interpretação de Boal acerca das categorias “espectador” e “espect-ator” explicitando quem são os protagonistas da proposta de Teatro do Oprimido. A partir da análise de peças teatrais de Boal versando sobre a construção de usinas atômicas, reforma agrária e feminismo evidenciamos as dimensões pedagógicas de seu método ao estabelecer relações com as abordagens clássicas do teatro. Mostramos que o conteúdo e a metodologia do Teatro do Oprimido conjugam-se na perspectiva de transformação individual e social dos espectadores em espect-atores. Concluímos sobre a importância pedagógica do teatro no processo formativo na medida que ao explicitar situações de opressão entre os indivíduos promove o desenvolvimento das potencialidades humanas e consequentemente favorece condições de superação de limites e conflitos.

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Biografia do Autor

Carolina Marcon Portes, State University of West Paraná

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019), atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e formação humana.

Maria Inalva Galter, State University of West Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história, educação, sociedade, transformação social e conhecimento.

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Publicado

11-07-2023

Como Citar

PORTES, Carolina Marcon; GALTER, Maria Inalva. A unidade teórico-metodológica do Teatro do Oprimido de Augusto Boal . Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0038, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0038. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16680. Acesso em: 15 out. 2024.