A unidade teórico-metodológica do Teatro do Oprimido de Augusto Boal
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0038Palavras-chave:
Augusto Boal, teatro do oprimido, unidade teórico-metodológica, formação humanaResumo
O objetivo desse artigo foi analisar o método do Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1931-2009), procurando explicitar a sua unidade teórico-metodológica na perspectiva da formação humana. Tomamos como fonte principal de analise o livro Jogos para Atores e Não-Atores (2008), onde o teatrólogo fundamenta seu método a partir de exemplos de Teatro-Fórum sistematizado no período de exílio político vivido na Europa, em meados da década de 1970. Apresentamos a interpretação de Boal acerca das categorias “espectador” e “espect-ator” explicitando quem são os protagonistas da proposta de Teatro do Oprimido. A partir da análise de peças teatrais de Boal versando sobre a construção de usinas atômicas, reforma agrária e feminismo evidenciamos as dimensões pedagógicas de seu método ao estabelecer relações com as abordagens clássicas do teatro. Mostramos que o conteúdo e a metodologia do Teatro do Oprimido conjugam-se na perspectiva de transformação individual e social dos espectadores em espect-atores. Concluímos sobre a importância pedagógica do teatro no processo formativo na medida que ao explicitar situações de opressão entre os indivíduos promove o desenvolvimento das potencialidades humanas e consequentemente favorece condições de superação de limites e conflitos.
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