Performatividade e desvio: processos criativos e pedagógicos em artes cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0024

Palavras-chave:

teatro, performance, desvio

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa sobre estratégias de desvio no teatro contemporâneo. O objetivo do estudo é, por meio de análise de obras e processos, refletir sobre procedimentos de composição dramatúrgica e cênica que se desviam de poéticas tradicionais. Este artigo, particularmente, concentra-se em exemplos de experiências desenvolvidas por estudantes no Laboratório de Direção Teatral: Teatro, Rito e Peformance, componente voltado prioritariamente para alunos de Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA. A proposta é que, com a orientação do professor-pesquisador, os estudantes-artistas desenvolvam uma experiência de direção com processos cênicos híbridos, que transitam em territórios artísticos diversos. A bibliografia básica do componente abrange tópicos como Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade; Jerzy Grotowski e o Teatro Pobre; Renato Cohen e a Linguagem da Performance no Brasil. A perspectiva teórico-metodológica baseia-se nas noções de performatividade e teatralidade as quais, por sua vez, transitam em diferentes campos do conhecimento como a antropologia, a linguística e a sociologia. 

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Biografia do Autor

João Alberto Lima Sanches, Federal University of Bahia

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Profissionalizou-se na área de Artes Cênicas, com ênfase em Dramaturgia, Encenação e Iluminação. É professor adjunto da Escola de Teatro (Departamento de Técnicas do Espetáculo) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

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Publicado

12-04-2022

Como Citar

SANCHES, João Alberto Lima. Performatividade e desvio: processos criativos e pedagógicos em artes cênicas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0024, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0024. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15870. Acesso em: 19 mar. 2024.