Performatividade e desvio: processos criativos e pedagógicos em artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0024Palavras-chave:
teatro, performance, desvioResumo
Este trabalho integra uma pesquisa sobre estratégias de desvio no teatro contemporâneo. O objetivo do estudo é, por meio de análise de obras e processos, refletir sobre procedimentos de composição dramatúrgica e cênica que se desviam de poéticas tradicionais. Este artigo, particularmente, concentra-se em exemplos de experiências desenvolvidas por estudantes no Laboratório de Direção Teatral: Teatro, Rito e Peformance, componente voltado prioritariamente para alunos de Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA. A proposta é que, com a orientação do professor-pesquisador, os estudantes-artistas desenvolvam uma experiência de direção com processos cênicos híbridos, que transitam em territórios artísticos diversos. A bibliografia básica do componente abrange tópicos como Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade; Jerzy Grotowski e o Teatro Pobre; Renato Cohen e a Linguagem da Performance no Brasil. A perspectiva teórico-metodológica baseia-se nas noções de performatividade e teatralidade as quais, por sua vez, transitam em diferentes campos do conhecimento como a antropologia, a linguística e a sociologia.
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