“Isto não é um cachimbo”: designares para um desenho e um ensino do Desenho emancipador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267522019083

Palavras-chave:

Artes Visuais, desenho, ensino do desenho, formação de professores de Artes Visuais

Resumo

Este trabalho busca demonstrar e refletir sobre o Desenho e seu ensino desde compreensões de uma investigação Doutoral em Educação Artística na Universidade do Porto, Portugal, finalizada no ano de 2015. Além disso, discute sobre os métodos de pesquisa escolhidos em Arte/Educação Baseada nas Artes Visuais, de forma a contextualizar as plataformas metodológicas apropriadas para a problemática apresentada. No enfoque e na necessidade de interpretar o que vem a ser “saber desenhar” e “não saber desenhar”, que trago  algumas considerações a partir de narrativas visuais no diário de bordo da referida pesquisa, (re)olhando para suas questões próprias, questionando os discursos e as práticas disseminados em cursos de licenciatura na atualidade. Por fim, sugero uma maior atenção para o Desenho e seu ensino na formação de professores de Artes Visuais no Brasil e em Portugal.

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Biografia do Autor

Flávia Pedrosa Vasconcelos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto -Portugal, bolsista CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Diplomação reconhecida no Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás -UFG. Mestra em Artes Visuais -UFPB/UFPE, linha: Ensino das Artes Visuais no Brasil, com pós Lato sensu em Arte-Educação e Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri -URCA, graduada em Artes Plásticas com habilitação para o ensino de Arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE. Docente do Colegiado de Artes Visuais da UNIVASF.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

VASCONCELOS, Flávia Pedrosa. “Isto não é um cachimbo”: designares para um desenho e um ensino do Desenho emancipador. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.5965/24471267522019083. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/15646. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática