A luz como expressão: diálogos sobre a sensorialidade das cores no trabalho de Nadja Naira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240801

Palavras-chave:

iluminação cênica, cor, sensação, processo de criação

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado intitulada A cor em cena: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação cênica, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal de São João del-Rei, como projeto atrelado ao Núcleo de Estudos em Técnicas e Ofícios da Cena, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (Netoc/GPHPC/UFSJ). Trata-se aqui da exposição e análise de parte dos dados recolhidos no decorrer da pesquisa, composta pela seleção de trechos da entrevista realizada com a iluminadora Nadja Naira, em 26 de fevereiro de 2022 pela plataforma de videoconferência zoom. Além dos materiais selecionados, o artigo tem como objetivo fazer uma apresentação parcial dos resultados obtidos e divulgar a metodologia de trabalho utilizada no decorrer da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura de Paula Resende, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGAC/UFSJ) e graduada em Teatro pela mesma Instituição. Atualmente é servidora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e atua como professora de arte. Atriz e performer integrante do Grupo Balde, grupo de pesquisa independente em performance, teatro, urbanidade e visualidade. Possui interesse de pesquisa nas áreas de iluminação cênica, teoria das cores, teatro performativo, dança-teatro e arte-educação.

Berilo Luigi Deiró Nosella, Federal University of São João del-Rei

Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei. Doutor em Artes Cênicas, na linha de História e Historiografia do Teatro, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq) e Coordenador do Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena/UFSJ. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Nadja Naira Flugel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná 1994 e Curso de Pós graduação LATU SENSU Aperfeiçoamento em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação - Teatro, pela Faculdade de Artes do Paraná. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Iluminação Cênica para teatro, Interpretação, Dramaturgia e Direção Teatral. Integrante da companhia brasileira de teatro desde 2002.

Referências

BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a

teoria das cores de Goethe. São Paulo: Senac, 2006.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2017. E-book/Edição do Kindle.

FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2011.

GOETHE, J. W. Doutrina das cores. Trad. Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.

GOETHE, J. W. Contribuições para a óptica (1a parte) & O experimento como mediador entre objeto e sujeito. São Paulo: Antroposófica, 2011.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Olhares, 2021.

KANDINSKY, W. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MALIÉVICTH, K. Forma, cor e sensação. Trad. Letícia Mei. São Paulo: Kinoruss, 2021.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MIRANDA, Helder Moraes. Resenhando: portal de cultura e entretenimento. Portal de Cultura e entretenimento. Disponível em: https://www.resenhando.com/2021/11/critica-sem-palavras- espetaculo-mostra.html. Acesso em: 15 ago. 2022.

NEWTON, I. Óptica. Trad. André K. T. Assis. São Paulo: Edusp, 2002.

PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial Ltda., 1982.

RESENDE, L. P. A cor em cena: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação em iluminação. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes da Cena, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2022.

RESENDE, L. P.; NOSELLA, B. L. D. Não somos nós, a luz em cena: uma cartografia da pesquisa em iluminação cênica na pós-graduação no Brasil. Ponta Grossa: Atena, 2022. 70 p.

SARAIVA, Hamilton Figueiredo. Interações físicas e psíquicas geradas pelas cores na iluminação teatral. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

RESENDE, Laura de Paula; NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; FLUGEL, Nadja Naira. A luz como expressão: diálogos sobre a sensorialidade das cores no trabalho de Nadja Naira. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240801. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/25552. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas