A cor enquanto experiência: notas sobre cor e espaço.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240203

Palavras-chave:

cor, espaço, teatro contemporâneo, teoria das cores

Resumo

Neste artigo, investigo o papel da cor em composições visuais do teatro contemporâneo, enfatizando sua importância na criação de significados, atmosferas e emoções no espaço cênico através das imagens. Proponho uma reflexão sobre a concepção da cor não apenas como um fenômeno físico percebido pelo olho humano, mas também como um elemento estético essencial. Além de explorar os aspectos científicos, abordo a cor sob a perspectiva da experiência do espectador, fundamentada em reflexões desenvolvidas por artistas como Hélio Oiticica e Kandinsky.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Maia Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Cenógrafa, performer e diretora de arte. É Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo PosArq/UFSC e em Artes Cênicas pelo PPGT UFBA. Doutora no PosArq/UFSC, e professora substituta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e no curso de Ares Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia UFU. Foi professora do percurso de cenografia da Escola Porto Iracema das Artes (CE) e do curso de Design da faculdade Fanor Devry (CE).   

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

NASCIMENTO, Elaine Cristina Maia. A cor enquanto experiência: notas sobre cor e espaço. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/25380. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cor em Cena