O uso de fones de ouvido no teatro verbatim: dupla mediação, mímesis sonora e escuta política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020420220206

Palavras-chave:

Teatro Verbatim, fone de ouvido, teatro documentário, dupla mediação, mímesis sonora

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os aspectos políticos e procedimentos técnicos e poéticos do uso de fones de ouvido no teatro verbatim. Primeiramente, são traçadas as origens, o desenvolvimento e procedimentos do teatro verbatim, com raízes no teatro documentário e influências dos documentários radiofônicos. Em seguida, é apresentada a vertente do teatro verbatim na qual artistas realizam a mímesis sonora em tempo real de depoimentos escutados por meio de fones de ouvido em cena, em uma dupla mediação de vozes previamente gravadas. Na sequência, são apresentadas diferentes formas de encenação e atuação, e seus desdobramentos nos espetáculos verbatim de fones. Ao final, é proposta uma reflexão sobre o verbatim de fones enquanto metaescuta, a partir de aspectos éticos, dos graus de manipulação dos registros documentais empregados, e em relação aos meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Martins Navarro, Universidade de São Paulo

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2005), formado Técnico de Áudio pelo IAV - Instituto de Áudio e Vídeo (2009) e formado Sonoplasta pela SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco (2013). Trabalha como compositor e sound designer para teatro, cinema e TV. Compôs para séries do Canal Brasil produzidas por Luiz Carlos Lacerda, e para cinema, incluindo o filme Virgens, vencedor de melhor curta-metragem do festival LABRFF de Los Angeles. No teatro, trabalhou como compositor e sound designer de espetáculos para as companhias Sutil Cia. de Teatro, Teatro de Narradores, Desvio Coletivo, entre outros. Trabalhou de 2015 a 2018 na SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco como técnico de áudio do estúdio de som e artista formador do curso regular de Sonoplastia.

Referências

ANDERSON, Michael; WILKINSON, Linden. A Resurgence of Verbatim Theatre: Authenticity, Empathy and Transformation. Australasian Drama Studies, St. Lucia, abr. 2007. v. 50, p. 153-169.

ARJOMAND, Minou. Performing Catastrophe: Erwin Piscator’s Documentary Theatre. Modern Drama, v. 59, n. 1, 2016.

BBC. The Original BBC Radio Ballads – History. BBC, 2011. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/radio2/radioballads/original/orig_history.shtml. Acesso em: 22 abr. 2020.

BECK, Leda. Caso Nassif: Profissionais se unem para acabar com assédio judicial contra jornalistas. Diálogos do Sul, 14 jan. 2021. Disponível em: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/brasil/68091/caso-nassif-profissionais-se-unem-para-acabar-com-assedio-judicial-contra-jornalistas. Acesso em: 15 jan. 2021.

BECK, Sarah. Appropriating Narratives of Conflict in Contemporary Verbatim Theatre: A Practice-as-Research-led Investigation Into The Role of the Playwright. 2016. 356f. Tese (Doutorado) – Department of Media and Communications Goldsmiths College, University of London, Londres, 2016.

BELFIELD, Robin. Telling the Truth: How to Make Verbatim Theatre. Londres: Nick Hern Books, 2018.

BLYTHE, Alecky. Alecky Blythe. In: HAMMOND, Will; STEWARD, Dan (ed.). Verbatim Verbatim: Contemporary Documentary Theatre. London: Oberon Books, 2008. p. 77-102.

BLYTHE, Alecky. Interview with Alecky Blythe. [Entrevista cedida a] Lib Taylor, 16 set. 2011. Disponível em: http://www.reading.ac.uk/web/files/ftt/alecky_blythe_16th_september_2011.pdf. Acesso em: 02 jan. 2020.

BORGES, Tide. Morre Stefan Kudelski, o inventor do gravador de som Nagra. Associação Brasileira de Cinematografia, 2013. Disponível em: https://abcine.org.br/site/morre-stefan-kudelski-o-inventor-do-gravador-de-som-nagra/. Acesso em: 22 abr. 2020.

BUMILLER, Elisabeth. Video Shows U.S. Killing of Reuters Employees. The New York Times, 05 abr. 2010. Disponível em: https://www.nytimes.com/2010/04/06/world/middleeast/06baghdad.html. Acesso em: 17 jul. 2020.

CARBAJOSA, Ana. O escândalo da ‘Der Spiegel’: parem as máquinas, é tudo mentira. El País, [S.l.], 18 fev. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/12/eps/1549973689_120344.html. Acesso em: 14 mai. 2019.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Grampos e as responsabilidades da mídia. Observatório da Imprensa, 24 mar. 2016. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/crise-politica/grampos-e-as-responsabilidades-da-midia/. Acesso em: 30 mar. 2020.

CRAINE, Anthony G. Anna Deavere Smith. Website Name: Encyclopaedia Britannica. Publisher: Encyclopaedia Britannica, Inc. Date Published: 14 set. 2019. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Anna-Deavere-Smith. Acesso em: 28 abr. 2020.

DAWSON, Gary Fisher. Documentary Theatre in the United States: An Historical Survey and Analysis of Its Content, Form, and Stagecraft. Westport, Connecticut: Greenwood Press, 1999.

DENZIN, Norman K. The reflexive interview and a performative social science. Qualitative Research, Londres, 2001. v. 1, n. 1, p. 23-46.

DIVERSÃO & Arte. Hotel Mariana: Nos Bastidores. Diversão & Arte, 26 jun. 2017. Disponível em: https://youtu.be/pAiSX4TP-Js. Acesso em: 13 mar. 2019.

EDITORS of the American Heritage Dictionaries. The American Heritage Dictionary of the English Language. 3. ed. Boston: Houghton Mifflin, 1994.

FISHER, Amanda Stuart. ‘That’s who I’d be, if I could sing’: Reflections on a verbatim project with mothers of sexually abused children. Studies in Theatre and Performance, v. 31 n. 2, p. 193–208, 2011.

FORSYTH, Alison; MEGSON, Chris (ed.). Get Real: Documentary Theatre Past and Present. Houndmills, Basingstoke, Hampshire; New York: Palgrave MacMillan, 2009.

FRISCH, Michael. Studs Terkel, Historian. The Oral History Review, v. 41, n. 2, p. 269–278, 2014.

GARDNER, Lyn. Does verbatim theatre still talk? The Guardrian, 07 mai. 2007. Disponível em: https://www.theguardian.com/stage/theatreblog/2007/may/07/foreditorsdoesverbatimthea. Acesso em: 29 jul. 2019.

GONZÁLEZ, Ángel Abuín. Historia oral, memoria colectiva y comunidad en el teatro del mundo: El caso del teatro "Verbatim". Revista Signa, v. 25, p. 273-296, 2016.

GUIMARÃES, Paula. “A imprensa brasileira também precisa fazer sua autocrítica”, afirma Eliane Brum. Diálogos do Sul, [S.l.], 14 mai. 2019. Disponível em: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/cultura/58490/a-imprensa-brasileira-tambem-precisa-fazer-sua-autocritica-afirma-eliane-brum?fbclid=IwAR3uKSsBmxBogtzlUbXb5KsJAXSPTcb2NQevZHHV8R_W-Je41bBpzx6l2ww. Acesso em: 14 mai. 2019.

HAMMOND, Will; STEWARD, Dan (ed.). Verbatim Verbatim: Contemporary Documentary Theatre. London: Oberon Books, 2008.

HARE, David; STAFFORD-CLARK, Max; HAMMOND. Will. David Hare & Max Stafford-Clark. In: HAMMOND, Will; STEWARD, Dan (ed.). Verbatim Verbatim: Contemporary Documentary Theatre. London: Oberon Books, 2008. p. 45-75.

HAYWOOD, William D. Bill Haywood's Book: The Autobiography of William D. Haywood. New York: International Publishers, 1929.

HEARNE, Ted. The Source. Ted Hearne, 09 out. 2015. Disponível em: http://www.tedhearne.com/project-details/2015/10/9/the-source. Acesso em: 23 jan. 2021.

HEGARTY, Paul. Noise/Music//2007. In: KELLY, Caleb (ed.). Sound: Documents of contemporary art. Cambridge Massachusetts: The MIT Press, 2011. p. 104-107.

ILUSTRADA. Anos de aflição: entenda as mudanças nas produções teatrais desde 2010. Folha de S.Paulo, 30 dez. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/12/anos-de-aflicao-entenda-as-mudancas-nas-producoes-teatrais-desde-2010.shtml. Acesso em: 23 dez. 2020.

JAY, Gregory. Other People's Holocausts: Trauma, Empathy, and Justice in Anna Deavere Smith's “Fires in the Mirror”. Contemporary Literature. v. 48, n. 1 (Spring, 2007), p. 119-149.

KEEN, Colette F. Behind the Words: The Art of Documentary and Verbatim Theatre. 2017. 214 f. Tese (Doutorado em Drama e Escrita Criativa) - School of Humanities and Creative Arts, Flinders University, Adelaide, Austrália, 2017.

KENT, Nicolas; HAMMOND, Will; STEWARD, Dan. Nicolas Kent. In: HAMMOND, Will; STEWARD, Dan (ed.). Verbatim Verbatim: Contemporary Documentary Theatre. London: Oberon Books, 2008. p. 133-168.

LUCKHURST, Mary. Verbatim Theatre, Media Relations and Ethics. In: HOLDSWORTH, Nadine; LUCKHURST, Mary (ed.). A Concise Companion to Contemporary British and Irish Drama. Malden: Blackwell Publishing, 2008.

MARON, Paulo Sergio. Comunicação pessoal, 27 ago. 2019.

MARTIN, Carol. Bodies of Evidence. In: MARTIN, Carol (ed.). Dramaturgy of the Real on the World Stage. New York: Palgrave Mcmillan, 2010.

MATSUOKA, Naomi. Murakami Haruki and Anna Deavere Smith: Truth by Interview. Comparative Literature Studies, v. 39, n. 4, 2002, p. 305-313.

MCCORMACK, Jess. Choreography and Verbatim Theatre: Dancing Words. Cham, Switzerland: Palgrave Pivot, 2018.

MELLO, Daniel. Para especialistas, difusão de fake news está ligada à crise do jornalismo. Agência Brasil, São Paulo, 04 abr. 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-04/para-especialistas-difusao-de-fake-news-esta-ligada-crise-do-jornalismo. Acesso em: 12 mai. 2019.

MOSER, Whet. Studs Terkel on How to Interview Someone. Chicago Magazine, 1 ago. 2011. Disponível em: http://www.chicagomag.com/Chicago-Magazine/The-312/July-2011/Studs-Terkel-on-How-to-Interview-Someone/. Acesso em: 21 jul. 2019.

NASSIF, Luis. 12 anos depois, meu direito de resposta na Veja, por Luis Nassif. GGN, 20 dez. 2020. Disponível em: https://jornalggn.com.br/memoria/12-anos-depois-meu-direito-de-resposta-na-veja-por-luis-nassif/. Acesso em: 28 dez. 2020.

NATIONAL Theatre. An introduction to verbatim theatre. National Theatre, 16 jan. 2014. Disponível em: https://youtu.be/ui3k1wT2yeM. Acesso em: 30 set. 2019.

NAVARRO, Renato Martins. [CE]NA ESCUTA[DA]: Poéticas e aspectos políticos do uso de fones de ouvido na cena contemporânea. 2021. 347 f. Dissertação (Mestrado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

NORTON-TAYLOR, Richard. Richard Norton-Taylor: verbatim plays pack more punch than the papers. The Guardian, [s.l.], 22 out. 2014. Disponível em: https://www.theguardian.com/stage/2014/oct/22/richard-norton-taylor-verbatim-tribunal-plays-stephen-lawrence. Acesso em: 25 mai. 2019.

NÚCLEO Experimental. Ao pé do ouvido. Núcleo Experimental, 2015. Disponível em: http://nucleoexperimental.com.br/portfolio-item/ao-pe-do-ouvido/. Acesso em: 31 jul. 2019.

NUNES, Leandro. ‘Ao Pé do Ouvido’ cria audiopeça e entrevista imigrantes nordestinos. O Estado de S.Paulo, 01 set. 2015. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca,ao-pe-do-ouvido-retrata-preconceito-contra-nordestinos,1753979. Acesso em: 23 jan. 2019.

NUO Ópera Lab. Cântico dos Imigrantes - uma ópera verbatim. NUO Ópera Lab, 12 jun. 2018. Disponível em: https://nucleodeopera.blogspot.com/2018/06/cantico-dos-imigrantes-uma-opera.html. Acesso em: 21 jul. 2019.

PAGET, Derek. ‘Verbatim Theatre’: Oral History and Documentary Techniques. New Theatre Quarterly, v. 3 , n. 12, p. 317-336, 1987.

PAGET, Derek. ‘Oh What a Lovely War’: the Texts and Their Context. New Theatre Quarterly, v. 6, n. 23, ago. 1990. p. 244-260.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J.Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SCHWEITZER, Pam. Reminiscence theatre: making theatre from memories. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2007.

SERRA, Cristina. A praga do jornalismo lava-jatista. Folha de S.Paulo, 08 fev. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/cristina-serra/2021/02/a-praga-do-jornalismo-lava-jatista.shtml. Acesso em: 09 fev. 2021.

SMITH, Anna Deavere. Fires in the Mirror: Crown Heights, Brooklyn, and Other identities. Nova York: Anchor Books, 1993.

SMITH, Anna Deavere. Twilight: Los Angeles, 1992. Nova York: Anchor Books, 1994.

SMITH, Anna Deavere. O Personagem Americano de Anna Deavere Smith. TED, 4 jun. 2010. https://www.ted.com/talks/anna_deavere_smith_s_american_character/transcript?source=facebook&language=pt-br. Acesso em: 23 set. 2019.

SOANS, Robin. Robin Soans. In: HAMMOND, Will.; STEWARD, Dan. (ed.). Verbatim Verbatim: Contemporary Documentary Theatre. London: Oberon Books, 2008. p. 15-44.

SOBRAL, Letícia. Workshop Técnica de Teatro Verbatim [comunicação pessoal]. Respostas às perguntas do autor ao final do workshop em set. 2020.

TAYLOR, Lib. Voice, body and the transmission of the real in documentary theatre. Contemporary Theatre Review, v. 23, n. 3, p. 368­379, 2013.

TEATRO Verbatim. História. Teatro Verbatim, 2019. Disponível em: http://teatroverbatim.com.br/historia.html. Acesso em: 21 jul 2019.

TOURINHO, Pedro. O que está matando as revistas e transformando o PR. Meio & Mensagem, [s.l.], 07 ago. 2018. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2018/08/07/o-que-esta-matando-as-revistas-e-transformando-o-pr.html. Acesso em: 13 mai. 2019.

UPTON, Carole-Anne. Theatre of Witness: Teya Sepinuck in conversation with Carole-Anne Upton. Performing Ethos v. 1 n. 1, p. 97–108, 2010.

VEJA. Direito de resposta a Luis Nassif. Veja, 14 dez. 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/direito-de-resposta-a-luis-nassif/. Acesso em: 28 dez. 2020.

WAKE, Caroline. Headphone Verbatim Theatre: Methods, Histories, Genres, Theories. New Theatre Quaterly, v. 29, n. 4, nov. 2013. p. 321-335.

WAKE, Caroline. The Complexity of Courage: Roslyn Oades' Headphone Verbatim Trilogy. In: OADES, Roslyn. Acts of Courage: Three Headphone Verbatim Play. Sydney: Currency Press, 2014a. vii – xviii.

WAKE, Caroline. The Politics and Poetics of Listening: Attending Headphone Verbatim Theatre in Post-Cronulla Australia. Theatre Research International, v. 39, n. 2, jul. 2014b p. 82-100.

WEISS, P. The Material and the Models: Notes Towards a Definition of Documentary Theatre. Theatre Quarterly, v. 1, n. 1, jan-mar. 1971. 41-46.

WILLIAMS, David. All in the Re-telling. RealTime, nº 70, 2005. p 41. Disponível em: http://realtimearts.net/article/70/7994. Acessado em: 03 mai. 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

NAVARRO, Renato Martins. O uso de fones de ouvido no teatro verbatim: dupla mediação, mímesis sonora e escuta política: . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1–47, 2022. DOI: 10.5965/27644669020420220206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22805. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Sonoridades das Cenas