Modelos de ação e interação sonora: gênese de um sistema de improvisação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764.4669020420220203

Palavras-chave:

ação sonora, interação sonora, improvisação, teatro-música, teatro sonoro

Resumo

A gênese da SomAção, sistema de improvisação para sonoridades em cena, baseia-se em entendimentos do autor sobre experiências de escuta e modelos de ação e interação sonora, em teatro-música e teatro sonoro. As experiências de escuta são plurivalentes, emergentes e situadas, abrangendo focos, dimensões e referencialidades múltiplas. Cada modelo de ação e interação sonora mobiliza intenções e atitudes, articulando poética corporal e experiências de escuta. Experimentos colaborativos e reflexões com modelos de ação e interação sonora tais como Sustentação, Lista, Ostinato, Leitura, Melos e Diálogo dão origem a resultados e reflexões iniciais sobre possibilidades e limitações do sistema.

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Biografia do Autor

Heitor Martins Oliveira, Federal University of Tocantins

Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Possui bacharelado em Música (Regência) e licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (2002 e 2006), mestrado em Música (Composição) - Texas State University - San Marcos (EUA) (2004), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Goiás (2008), e doutorado em Música (Composição) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). | Blog: http://teatrodeinstrumentos.blogspot.com/

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, Heitor Martins. Modelos de ação e interação sonora: gênese de um sistema de improvisação. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/2764.4669020420220203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22798. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Sonoridades das Cenas