Esta es un versión antigua publicada el 2021-07-30. Consulte la versión más reciente.

Luz y sombra en Senhora dos Afogados, en la luz de Rembrandt Van Rijn

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210102

Palabras clave:

Luz. Sombra. Senhora dos Afogados. Rembrandt. Máskara.

Resumen

El artículo analiza el trabajo desarrollado por el Grupo Máskara - Centro de Investigación Transdisciplinar en Teatro, Danza y Performance - en la formación de artistas de la escena que buscan seriamente comprender la profundidad de la práctica teatral como experimento e investigación. En este sentido, presento mi experiencia en el grupo como artista, iluminador e investigador. Por tanto, demuestro el proceso creativo de la luz en la obra Senhora dos Afogados (1947) del dramaturgo brasileño Nelson Rodrigues (1912-1980), puesta en escena por el Dr. Robson Corrêa de Camargo en 2012 en la ciudad de Goiânia, Goiás. Esta investigación se estructuró en el estudio pictórico del artista plástico holandés Rembrandt Van Rijn (1606-1669) en sus obras sobre la luz y la sombra. Por tanto, el proceso creativo de la luz de Senhora dos Afogados, apoyado en la perspectiva de luz y sombra en la obra de Rembrandt, apunta a la relevancia de la investigación teórica y práctica para la producción de la escena del Grupo Máskara.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allan Lourenço da Silva, Universidade Federal de Goias (UFG)

Ator, Iluminador e Diretor Teatral. Mestre em Performances Culturais com o tema: "Cascando Beckett entre a Luz e a Sombra: um diálogo com Rembrandt Van Rijn (1606-1669) e Edward Gordon Craig (1872-1966)", sob a orientação do Dr. Robson Corrêa de Camargo. Licenciado em Artes Cênicas no ano de 2013/14 pela Universidade Federal de Goiás, onde desenvolveu pesquisa sobre o tema "A luz e sombra em Senhora dos Afogados à luz de Rembrandt". Desenvolve pesquisas de iluminação junto ao grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Transdisciplinar Máskara da cidade de Goiânia/Goiás. Desde 2014 trabalha no ITEGO em Artes Basileu França como Docente de Iluminação para os Cursos Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Técnico em Teatro. Realiza atividades profissionais como ator e iluminador a mais de 10 anos na cena Goiânia e Nacional. Presta serviços de iluminação para a WD iluminação Teatral e para os Teatros SESI/GO, Teatro Goiânia, Teatro Basileu França entre outros. Produz trabalhos de Criação, execução e operação luz para companhias teatrais de Goiânia tais como AM produções artísticas, Luis Pinheiro Produções, Grupo Guará, Grupo Arte e Fatos e entre outros. Participou de montagens nacionais e internacionais de dança e teatro como o musical "De Pernas Pro Ar" da atriz e produtora Cláudia Raia e também do Balé Nacional de Moscou dentre outros. Fez curso de cenário e iluminação (2013) como J. C. Serroni na mostra Aldeia do Diabo Velho pelo SESC/GO. No ano de 2014 organizou o "1º Seminário de Iluminação Basileu França: a luz na cena goiana". Atualmente, é doutorando em Performances Culturais, cuja a pesquisa se estabelece na produção da IMAGEM ARQUETÍPICA em Richard Wagner (1813-1883), sob também orientação do Dr. Robson Corrêa de Camargo e co-orientação da Drª. Nádia Maria Weber Santos. É, também, membro fundador do grupo de pesquisa cênico Humanum Coletivo de Teatro da cidade de Goiânia/Goiás.

Citas

ALPERS, Svetlana. O projeto de Rembrandt: O ateliê e o mercado. – São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

ARNHEIM, Rudolf, 1904-1997. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Tradução de Ivonne Terezinha de Faria. – São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. 2° ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

JANSON, H. W. História geral da arte. {Adaptação e preparação do texto para edição Brasileira Mauricio Balthazar Leal.} – 2 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MEDEIROS, Elen. Da construção de uma tragédia de Nelson Rodrigues: Senhora dos Afogados. Revista Sínteses, Unicamp – SP, v. 14, 2009.

In: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/sinteses/article/view/1228/912.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução para língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3° ed. – São Paulo: Perspectiva, 2011.

PEREZ, Valmir. Luz e Arte - 1° ed. – São Paulo: De maio Comunicação e Editora, 2012.

SÁNCHEZ, Laura García. Coleção gênios da arte. [Tradução: Mathias de Abreu Lima Filho] – Barueri, SP: Girassol; Madri: Susaeta Ediciones, 2007.

Publicado

2021-07-30

Versiones

Cómo citar

SILVA, Allan Lourenço da. Luz y sombra en Senhora dos Afogados, en la luz de Rembrandt Van Rijn. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5965/27644669010120210102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19972. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas