This is an outdated version published on 2021-07-30. Read the most recent version.

Stage lighting and site specific theater: notes about lighting in the Biblical Trilogy of Teatro da Vertigem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210206

Keywords:

Keywords: Site specific. Scenic lighting. Teatro da Vertigem. Guilherme Bonfanti.

Abstract

The article seeks to weave relations between the work of scenic lighting and the site specific nature of some theatrical works. Starting from the principle that the theatrical work is constituted from the interaction of its parts, it seeks to understand the lighting as an articulating element of spatiality. Based on a conceptual framework on the term site specific, the article presents three performances as examples of these relationships: O Paraíso Perdido, O Livro de Jó e Apocalipse 1,11, all three creations by the Teatro da Vertigem with lighting design by Guilherme Bonfanti.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco Turbiani, Universidade de São Paulo (USP)

Lighting designer formado em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, como pesquisados na área de iluminação teatral. É docente residente de iluminação da SP Escola de Teatro ? Centro de Formação das Artes do Palco desde 2013. Possui experiência como iluminador de teatro, shows, espetáculos de dança, óperas, exposições e eventos. É membro fundador do Coletivo Cardume de Teatro, no qual dirigiu os espetáculos O Balneário e Os Fins do Sono, ambos com dramaturgia de Luis Felipe Labaki. É autor da pesquisa acadêmica (PIBITI) Usos de Equipamentos Luminosos Não Teatrais na Iluminação Cênica Contemporânea em São Paulo: Estudo de Caso dos espetáculos Bacantes e O Livro de Jó, orientada por António Araújo e financiada pelo CNPq. Como iluminador, criou o desenho de luz dos espetáculos Audiência (2019), Bento Batuca (2018), Abnegação I (2014) e Abnegação II (2015), os dois últimos da companhia teatral Tablado de Arruar, ambos realizados com recursos do Programa de Fomento da cidade de São Paulo. Assinou também a iluminação dos espetáculos Solilóquios (2015), direção de Johana Albuquerque; Orfeu Mestiço Uma HipHópera Musical (2011), direção de Cláudia Schapira, com Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; A Última Historia (2011), direção de Tiche Viana; Salém (2011 a 2013), direção de Júlio Barga; Marie (2011 a 2014), direção de Tutti Pinheiro; O Horácio (2011 e 2012), criação coletiva a partir do texto de Heinner Muller; Maledicências (2010), direção de Danilo Moreno; Mokimpó ? Estudo Sobre um Homem Comum (2010), direção de Claudia Schapira; Madrid 36: Reminiscências da guerra civil espanhola (2009), direção de Paulo Bio Toledo, dentre outros.

References

ARAÚJO, A. A Gênese da Vertigem: O processo de Criação de O Paraíso Perdido. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2011.

ARAÚJO, A., et al. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.

ARAÚJO, A. et al. Entrevista com os integrantes do Teatro da Vertigem sobre os 25 anos de trajetória, realizada no dia 19 de dezembro de 2017, na sede do grupo, com participação de Antônio Araújo, Antonio Duran, Eliana Monteiro e Guilherme Bonfanti. In: ARAÚJO, A., et al. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018. pp. 205-231.

BERTHOLD, M. História mundial do teatro. 3ª. ed. Tradução de Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clovis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BONFANTI, G. A luz no teatro da vertigem: processo de criação e pedagogia. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 15, n.2, pp. 10-21, 2015.

FERDMAN, B. Off sites: contemporary performance beyond site-specific. Carbondale: Southem Illinois University Press, 2018.

SCHWARCZ, L. M. 1992, o ano que não passou: sobre o mito de fundação do grupo vertigem. In: ARAÚJO, A., et al. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018. pp. 143-146.

KWON, M. One place after another: site-specific art and locational identity. Cambridge: The MIT Press, 2002.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg, Maria Lúcia Pereira, Raquel Araújo de Baptista Fuser, Eudynir Fraga e Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2007.

TURBIANI, Francisco Moreira. A luz em processo: um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na Trilogia Bíblica do teatro da Vertigem. 2021. 232 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

Published

2021-07-30

Versions

How to Cite

TURBIANI, Francisco. Stage lighting and site specific theater: notes about lighting in the Biblical Trilogy of Teatro da Vertigem. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5965/27644669010120210206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19945. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas