Iluminação cênica e teatro site specific: apontamentos acerca da iluminação na Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem

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DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210206

Palavras-chave:

site specific, iluminação cênica, Teatro da vertigem, Guilherme Bonfanti

Resumo

O artigo busca tecer relações entre o trabalho da iluminação cênica e a natureza site specific de algumas obras teatrais. Partindo do princípio de que a obra teatral se constitui com base na interação de suas partes, busca-se compreender a iluminação como elemento articulador da espacialidade. Tendo em conta um referencial conceitual sobre o termo site specific, o artigo apresenta três espetáculos como exemplos concretos dessas relações: O Paraíso Perdido, O Livro de Jó e Apocalipse 1,11, criações do Teatro da Vertigem com iluminação de Guilherme Bonfanti.

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Biografia do Autor

Francisco Turbiani, Universidade de São Paulo (USP)

Lighting designer formado em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, como pesquisados na área de iluminação teatral. É docente residente de iluminação da SP Escola de Teatro ? Centro de Formação das Artes do Palco desde 2013. Possui experiência como iluminador de teatro, shows, espetáculos de dança, óperas, exposições e eventos. É membro fundador do Coletivo Cardume de Teatro, no qual dirigiu os espetáculos O Balneário e Os Fins do Sono, ambos com dramaturgia de Luis Felipe Labaki. É autor da pesquisa acadêmica (PIBITI) Usos de Equipamentos Luminosos Não Teatrais na Iluminação Cênica Contemporânea em São Paulo: Estudo de Caso dos espetáculos Bacantes e O Livro de Jó, orientada por António Araújo e financiada pelo CNPq. Como iluminador, criou o desenho de luz dos espetáculos Audiência (2019), Bento Batuca (2018), Abnegação I (2014) e Abnegação II (2015), os dois últimos da companhia teatral Tablado de Arruar, ambos realizados com recursos do Programa de Fomento da cidade de São Paulo. Assinou também a iluminação dos espetáculos Solilóquios (2015), direção de Johana Albuquerque; Orfeu Mestiço Uma HipHópera Musical (2011), direção de Cláudia Schapira, com Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; A Última Historia (2011), direção de Tiche Viana; Salém (2011 a 2013), direção de Júlio Barga; Marie (2011 a 2014), direção de Tutti Pinheiro; O Horácio (2011 e 2012), criação coletiva a partir do texto de Heinner Muller; Maledicências (2010), direção de Danilo Moreno; Mokimpó ? Estudo Sobre um Homem Comum (2010), direção de Claudia Schapira; Madrid 36: Reminiscências da guerra civil espanhola (2009), direção de Paulo Bio Toledo, dentre outros.

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Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2022-05-05

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Como Citar

TURBIANI, Francisco. Iluminação cênica e teatro site specific: apontamentos acerca da iluminação na Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19945. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas