Modelos de ação e interação sonora: gênese de um sistema de improvisação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764.4669020420220203

Palavras-chave:

ação sonora, interação sonora, improvisação, teatro-música, teatro sonoro

Resumo

A gênese da SomAção, sistema de improvisação para sonoridades em cena, baseia-se em entendimentos do autor sobre experiências de escuta e modelos de ação e interação sonora, em teatro-música e teatro sonoro. As experiências de escuta são plurivalentes, emergentes e situadas, abrangendo focos, dimensões e referencialidades múltiplas. Cada modelo de ação e interação sonora mobiliza intenções e atitudes, articulando poética corporal e experiências de escuta. Experimentos colaborativos e reflexões com modelos de ação e interação sonora tais como Sustentação, Lista, Ostinato, Leitura, Melos e Diálogo dão origem a resultados e reflexões iniciais sobre possibilidades e limitações do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Martins Oliveira, Federal University of Tocantins

Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Possui bacharelado em Música (Regência) e licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (2002 e 2006), mestrado em Música (Composição) - Texas State University - San Marcos (EUA) (2004), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Goiás (2008), e doutorado em Música (Composição) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). | Blog: http://teatrodeinstrumentos.blogspot.com/

Referências

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo - de Stanilávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Tradução: Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

CINTRA, Larissa Felipe de Melo. O afastamento entre cena e música, corpo e voz no Teatro Musical: o diluir através dos Viewpoints. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2020. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/112983. Acesso em: 30 set. 2022.

CORONATO, Vivian; COLLAÇO, Vera. Radioteatro e o direito de sonhar. DApesquisa, Florianopólis, v. 3, n. 5, p. 1279-1283, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5965/18083129030520081279. Acesso em: 30 set. 2022.

DESMONTAJES. Episodio 2: El Teatro Oscuro de Marcela Juárez. IPROCAE, Centro de Investigaciones Dramáticas. Facultad de Arte. UNCPBA. Argentina. Junho, 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3G5UVcYbNum9gfmCHgwlT7. Acesso em: 30 set. 2022.

DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Edições SESC, 2016.

GUERRA-PEIXE, César. Melos e harmonia acústica. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1988.

LAZZARATTO, M. Improvisação, uma necessidade. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 33–41, 2012. Disponível em https://doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634776. Acesso em: 30 set. 2022.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MINORS, Helen Julia; THOMPSON, Walter. Reassessing the thinking body in soundpainting. In: Minors, Helen Julia, (ed.) How performance thinks. Kingston upon Thames, U.K.: Practice Research Unit, Kingston University and Performance and Philosophy Working Group, PSi, 2013. Proceedings.... p. 142-148.

REBSTOCK, Matthias; ROESNER, David. Composed Theatre: aesthetics, practices, processes. Kindle Edition. Bristol, UK / Chicago, USA: Intellect, 2012.

SALZMAN, Eric; DÉSI, Thomas. The New Music Theater: seeing the voice, hearing the body. Kindle Edition. New York: Oxford University Press, 2008.

SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. Versión española de Araceli Cabezón de Diego. Segunda reimpresión. Madrid: Alianza Editorial, 2003.

SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. Tradução de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

TRAGTENBERG, Livio. Música de cena: dramaturgia sonora. São Paulo: Perspectiva, 2008.

TRUBERT, Jean-François. Théâtre musical et théâtre instrumental. In: DONIN, Nicolas; FENEYROU, Laurent. Théories de la composition musicale au XXe siècle. Volume 2. Lyon: Symétrie, 2015, p. 1269-1295.

ZBIKOWSKI, Lawrence. Foundations of musical grammar. New York: Oxford University Press, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, Heitor Martins. Modelos de ação e interação sonora: gênese de um sistema de improvisação. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/2764.4669020420220203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22798. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Sonoridades das Cenas