Por uma Pedagogia da Iluminação Cênica: do que estamos falando?
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669010120210212Resumo
O presente texto tem como temática o ensino da Iluminação Cênica. Para articulá-lo, propõe-se uma reflexão sobre o uso da expressão Pedagogia da Iluminação Cênica, baseada num entrecruzamento com ideias da Pedagogia do Teatro. O objetivo deste texto é convidar profissionais e artistas da área a também produzirem reflexões sobre a discussão levantada. Para isso, é suscitada uma breve análise acerca da presença da Iluminação Cênica no ensino das Artes Cênicas e na Encenação Teatral.
Downloads
Referências
COSTA, Ronaldo. A Oficina de Iluminação e a Construção de Espetáculo: anotações para uma proposta pedagógica. 2010. p. 186. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movimento. O Percevejo, Rio de Janeiro, v. 01, n. 02, 2009.
KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JUNIOR, José Simões de (org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015.
LEAL, Dodi. ILUMILUTAS: tecnopolíticas da iluminação cênica, pedagogia crítica da luz e visualidades de corpos não-hegemônicos. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 116-135, mar. 2020.
SIMÕES, Cibele Forjaz. À Luz da Linguagem: A iluminação Cênica: do instrumento de visibilidade à ‘Scriptura do visível’. 2008. 232 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) –Programa de Pós-graduação em Artes, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SOUZA, Fernanda Guimarães Mattos de. Gambiarras de luz: reflexões sobre a formação do iluminador cênico sob a ótica de três gerações cariocas. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
VASSEN, Florian. Teatro ± pedagogia do teatro: correspondências entre teatro e pedagogia do teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. A[L]Berto, São Paulo, n. 7, p. 11-20, set. 2014.
Performance studies: an introduction. Nova York: Routledge, 3ª ed., 2013.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-04-23 (2)
- 2021-07-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vanderlei Bachega Junior, Vicente Concílio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.