Jogos e objetos matemáticos como recurso pedagógico: terapia wittgensteiniana dos conceitos psicológicos

Autores

  • Jaqueline Valerio da Cruz UFPA
  • Paulo Vilhena da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019043

Resumo

Este artigo é um recorte de nossa pesquisa de mestrado, em andamento, a qual tem por intuito apontar reflexões acerca da utilização de conceitos psicológicos atribuídos ao uso de jogos e objetos matemáticos como recurso pedagógico. Algumas pesquisas presentes na literatura da Educação Matemática apontam que a utilização desses recursos favorece a aprendizagem da Matemática por parte dos alunos, desenvolvendo habilidades como o raciocínio lógico, memória, concentração, entre outros. Por vezes, esses conceitos psicológicos são tratados como se fossem processos mentais, ou mesmo atribuídos a aspectos físicos, resultado de uma concepção referencialista da linguagem, isto é, algo que é independente da linguagem, o que pode trazer equívocos no planejamento para se trabalhar em sala de aula. Desta forma, basear-nos-emos nas ideias do Filósofo Ludwig Wittgenstein, o qual nos apresenta a terapia filosófica como meio de esclarecer a utilização de nossas expressões linguísticas, realizaremos então uma discussão teórica acerca dos conceitos psicológicos referentes ao uso de jogos e objetos matemáticos, como recurso pedagógico. Nossos resultados parciais apontam que a terapia dos conceitos psicológicos pode nos ajudar a evitar equívocos no que diz respeito a compreensão das habilidades desenvolvidas por meio do uso de jogos e da utilização de objetos manipuláveis nas aulas de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Valerio da Cruz, UFPA

Licenciada em Matemática, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – (IEMCI/UFPA)

Paulo Vilhena da Silva, UFPA

Doutor em Educação Matemática, é professor da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

CRUZ, Jaqueline Valerio da; SILVA, Paulo Vilhena da. Jogos e objetos matemáticos como recurso pedagógico: terapia wittgensteiniana dos conceitos psicológicos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 43–59, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019043. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/16814. Acesso em: 26 abr. 2024.