Reflexões desobedientes de uma escrita-teatro feminista: colisões, interrupções e arranjamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0102

Palavras-chave:

corpos femininos, escrita-teatro feminista, episteme epidérmica, ética da dor

Resumo

Busca-se a reflexão do modo como corpos femininos e feminizados fazem circular um mapa de afetos produtor de uma episteme epidérmica. Um conhecimento que quebra com os pressupostos de um saber pretensamente universal que desconsidera em sua estruturação o corpo vivido. A pesquisa vem mapeando certos dispositivos na cena contemporânea da América Latina que tragam para si o problema. Em diálogo com os experimentos cênicos das artistas trans Lia Garcia e Renata Carvalho, e da Companhia Brasileira de Teatro (“Voo Livre/futuros”), investiga-se ATOS de ternura radical que afirmam a potência de uma escrita-teatro feminista corporificada, tanto para a cena como para a teoria crítica.

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Biografia do Autor

Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutorado em Teatro pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - FAPESP). Estágio de Pós-Doutorado na Università di Bologna (CAPES). Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP, com período sanduiche na Università di Torino. Prof. Associada no Departamento de Arte do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (UFRJ-ECO). Pesquisadora do CNPQ nível 2.

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

RIBEIRO, Martha de Mello. Reflexões desobedientes de uma escrita-teatro feminista: colisões, interrupções e arranjamentos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25545. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do sul