Da antiteatralidade à cena contemporânea: visões do outro na teatralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0111

Palavras-chave:

teatralidade, antiteatralidade, outro, visão, corrente

Resumo

De Platão à atualidade, a teatralidade tem sido interrogada por prismas teóricos trans-históricos, arbitrariamente contestada por filósofos, artistas e críticos de arte. Sob a perspectiva da tríade ator-encenador-espectador, busca-se compreender as nuances entre aquela e a antiteatralidade, de cujos intentos não se espera uma separação, mas uma retroalimentação que se perfaz entre as contradições de suas semelhanças e diferenças no teatro. O outro – indivíduo, corrente, tempo, visão, artifício - torna-se elemento primordial para aproximar a produção da percepção de teatralidade da cena contemporânea, através das suas particularidades no coletivo entre arte e vida.

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Biografia do Autor

Bruno Leal Piva, University of Lisbon

Doutorando do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto 2020.04605.BD. Mestre em Artes Cênicas na FCSH/UNL. Graduado em Letras (Port./Esp.) na FFLCH/USP. Ator-pesquisador.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

PIVA, Bruno Leal. Da antiteatralidade à cena contemporânea: visões do outro na teatralidade. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25462. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?