Da antiteatralidade à cena contemporânea: visões do outro na teatralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0111

Palavras-chave:

teatralidade, antiteatralidade, outro, visão, corrente

Resumo

De Platão à atualidade, a teatralidade tem sido interrogada por prismas teóricos trans-históricos, arbitrariamente contestada por filósofos, artistas e críticos de arte. Sob a perspectiva da tríade ator-encenador-espectador, busca-se compreender as nuances entre aquela e a antiteatralidade, de cujos intentos não se espera uma separação, mas uma retroalimentação que se perfaz entre as contradições de suas semelhanças e diferenças no teatro. O outro – indivíduo, corrente, tempo, visão, artifício - torna-se elemento primordial para aproximar a produção da percepção de teatralidade da cena contemporânea, através das suas particularidades no coletivo entre arte e vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Leal Piva, University of Lisbon

Doutorando do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto 2020.04605.BD. Mestre em Artes Cênicas na FCSH/UNL. Graduado em Letras (Port./Esp.) na FFLCH/USP. Ator-pesquisador.

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. V. C. Honesko (Trad.). Chapecó, SC: Argos, 2009.

BARISH, J. The antitheatrical prejudice. Berkeley, Los Angeles and London: University of California Press, 1981.

CORNAGO, O. Teatralidade e ética. In Próximo Ato: questões da teatralidade contemporânea (p. 20-31). Saad, F., & Garcia, S. (Orgs.). São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

DIÉGUEZ, I. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. E. Borges (Trad.). Sala Preta, v. 14, n. 1, 125-129, 2014. Disponível em https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/81758.

DORT, B. A representação emancipada. Sala Preta, v. 13, n. 1, 47-55, 2013. Disponível em https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57530.

FERNANDES, S. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

FÉRAL, J. Theatricality: the specifity theatrical language. Substance, v. 31, n. 2/3, 94-108, 2002. Disponível em https://www.jstor.org/stable/3685480.

FRIED, M. Art and objecthood: essays and reviews. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.

GROTOWSKI, J. Holiday [Swieto]: the day that is holy. In R. Schechner & L. Wolford (eds.). In The Grotowski sourcebook (p. 215-225). London and New York: Routledge, 2001.

GUÉNOUN, D. A exibição das palavras: uma ideia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.

KANTOR, T. O teatro da morte: textos organizados e apresentados por Denis Bablet. J. Guinsburg, I. Kopelman, M. L. Pupo, & S. Fernandes (Trads.). São Paulo: Edições Sesc/SP, 2008.

PAIS, A. A teatralidade das artes. Sinais de cena, 11, 115-116, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2009.0027.

PELBART, P. P. Elementos para uma cartografia da grupalidade. In Próximo Ato: questões da teatralidade contemporânea (p. 32.37). Saad, F., & Garcia, S. (Orgs.). São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

PICON-VALLIN, B. A arte do teatro: entre tradição e vanguarda – Meyerhold e a cena contemporânea. C. Fares, D. Vaudois & F. Saadi (Trads.). Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto - Letra e Imagem, 2006.

PICON-VALLIN, B. Tradições e inovações nas artes da cena. Sala Preta, v. 9, p.319-332, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57415.

PUCHNER, M. Stage fright: modernism, anti-theatricality and drama. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 2002.

RAMOS, L. F. Teatralidade e antiteatralidade. Sala Preta, vol. 13, n. 1, p.3-12, 2013. Disponível em https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57528.

RAMOS, L. F. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.

SARRAZAC, J.-P. A invenção da teatralidade – seguido de Brecht em processo e o jogo dos possíveis. A. M. da Silva (Trad.). Porto: Deriva Editores, 2009.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

PIVA, Bruno Leal. Da antiteatralidade à cena contemporânea: visões do outro na teatralidade. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25462. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?