Operárias da cena: a participação de mulheres no ofício cenotécnico teatral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0111

Palavras-chave:

cenotecnia, mulheres cenotécnicas, divisão sexual do trabalho, epistemicídio

Resumo

O presente artigo discute o apagamento e a exclusão de mulheres cenotécnicas nas produções teatrais brasileiras, assim como as divisões sexuais presentes nas etapas da linha de produção desse ofício. Para isso, dialogamos com conceitos teóricos e metodológicos de autoras do pensamento feminista que contribuem com os discursos pautados: Perrot (1998), Spivak (2010) e Kilomba (2019). Por meio de análise documental, apontamos a participação efetiva das mulheres cenotécnicas e a divisão do trabalho presente nas etapas da produção cenográfica.

 

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Biografia do Autor

Priscila de Souza Chagas do Nascimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO) com bolsa CAPES. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (PPGAC/UFSJ). Graduada em Artes Cênicas (licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/UFOP). Professora e Cenotécnica. 

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Publicado

2024-04-28

Como Citar

NASCIMENTO, Priscila de Souza Chagas do. Operárias da cena: a participação de mulheres no ofício cenotécnico teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24534. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Justiça Epistêmica em Artes Cênicas