O martelo e o edifício: o encontro entre ofício e espaço pela experiência de um trabalhador cenotécnico no Theatro Municipal de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0502Palavras-chave:
Cenotécnica, Theatro Municipal de São Paulo, Aníbal MarquesResumo
Na entrevista buscamos a compreensão do ofício cenotécnico em sua relação com os espaços e meios de trabalho; no caso de Aníbal Marques, tal encontro promove uma visão particular do trabalho cênico na relação de seu ofício com seu principal espaço de trabalho- o Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), no qual exerce a função de chefe da equipe de cenotécnica desde 1992. A entrevista compõe um conjunto de registros de memórias coletadas durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado Cenotenia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo, desenvolvida no âmbito do NETOC/GPHPC e defendida no PPGAC/UFSJ.
Downloads
Referências
ALVES, M. A. O trabalho técnico no campo das artes e espetáculos: um estudo sobre o Theatro Municipal de São Paulo. 2008. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, Campinas, 2008.
ALVES, M. A. O trabalho do técnico de palco no contexto de um teatro público: década de 1950 a 2000. PROA Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 01, n. 1ª, p. 190 - 227, 2009. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/proa>.
DUBATTI, J. O teatro dos mortos: Introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: SESC, v. e-book, 2007.
MATE, A. L. Anexo à tese A Produção Teatral Paulistana dos anos 1980 - R(ab)iscando com faca o chão da história: Tempo de contar os (pré)juízos em percursos de andança. 2998. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). 2008. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2022.
SILVA, J. F. Os invisíveis do teatro: primeiro ato. São Paulo: Intermezzo Editorial, 2020.
SILVA, J. F. Os Invisíveis do teatro: segundo ato. São Paulo: Intermezzo Editorial, 2021.
VIANA, F. R. P.; NETO CAMPELLO, A. H. C. Introdução histórica sobre cenografia: os primeiros rascunhos. São Paulo: [s.n.], 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)