Os documentos da iluminação cênica e a pesquisa em história do espetáculo: o Vestido de noiva de 1943

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104492023e0106

Palavras-chave:

documentos da iluminação cênica, fontes documentais, história do espetáculo, técnicas e ofícios da cena, Vestido de noiva

Resumo

O presente artigo apresenta algumas questões sobre o uso de documentos do trabalho teatral, em específico da iluminação cênica, como fonte para pesquisas no campo das artes cênicas, especialmente em história do espetáculo. Assim, a partir de um conjunto documental da luz cênica da montagem de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, pela companhia Os Comediantes (1943, 1944 e 1947), essas questões são apresentadas e exemplificadas em análises iniciais que explicitam quais são esses documentos e suas potencialidades. Com foco em três documentos principais – um texto datilografado da peça, sua primeira edição e o roteiro de operação de luz – expõem-se perspectivas de leitura da história desse trabalho teatral tão importante para nós.

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Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Federal University of São João del-Rei

Doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Os documentos da iluminação cênica e a pesquisa em história do espetáculo: o Vestido de noiva de 1943. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 49, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5965/1414573104492023e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24408. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Nelson Rodrigues no chão do palco