Ensino remoto de dança na Escola Livre de Dança da Maré em 2020 durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0113

Palavras-chave:

Dança, Educação não-formal, Ensino remoto, COVID-19, Escola Livre de Dança da Maré

Resumo

Este artigo buscou registrar e refletir sobre experiências de ensino remoto de dança desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19, na cidade do Rio de Janeiro, em 2020, pela Escola Livre de Dança da Maré. Atuando com educação não-formal em dança, através de estratégias síncronas e assíncronas de ensino, a Escola continuou a alcançar suas/seus alunas/os durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Num contexto em que as desigualdades sociais ficaram ainda mais evidentes para quem precisou conectar-se à internet e usar aparelhos eletrônicos para estudar em casa, este artigo refletiu sobre como a realidade do bairro Maré não colaborou para o melhor acontecimento das aulas online da Escola Livre de Dança da Maré.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ramon Ferreira Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Dança pela UFRJ.

Referências

ASSIS, Thiago Santos de; ROCHA, Lucas Valentim. Referências conceituais para uma pedagogia da dança. Salvador, UFBA: 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/26163/1/eBook_Referencias_Conceituais_para_uma_Pedagogia_da_Danca-Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019.

Coutinho, Marina Henriques; Soter, Silvia. Teatro e dança no Centro de Artes

da Maré – ações de contra-mundo. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, p.60-76, mar./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019060/9954. Acesso em: 30 de mar. 2021.

GADOTTI, Moacir. A Questão Da Educação Formal/Não-Formal. INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE). Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre, 2005. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/305950/mod_resource/content/1/Educacao_Formal_Nao_Formal_2005.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

ESCOLA LIVRE DE DANÇA DA MARÉ. Progress Report: October 2020. Rio de Janeiro, 2020.

Ferreira, Alvaro. A cidade, a desigualdade e a pandemia. GeoPUC – Revista da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p.12-24, jan.-jul. 2020. Disponível em: http://geopuc.geo.puc-rio.br/media/v13n24a1%20-%20Ferreira,%20A.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.

KIFFER, Ana; PAVLOVA, Adriana. A dança expandida de Lia Rodrigues: uma experiência artística e política na favela Maré. Repertório. Salvador, ano 23, n. 35, p. 185-207, 2020.2. Disponível em:

https://rigs.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/38561/23972. Acesso em: 18 mai. 2021.

LARROSA, Jorge. A materialidade da escola. In.: LARROSA, Jorge . Esperando não

se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LARROSA, Jorge. RECHIA, Karen. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

LIMA, Gabriel Ramon Ferreira; SOTER, Silvia. Construção de sujeitos corporais e práticas antirracistas na Escola Livre de Dança da Maré. Revista Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.72-91, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45780. Acesso em: 06 mar. 2021.

PAVLOVA, Adriana. Dança e Política: Movimentos da Lia Rodrigues Companhia de Danças na Maré. Dissertação (mestrado) – UFRJ / Escola de Comunicação / Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2015.

PEDALINO, Carolina. Brésilianités, de la naissance de la notion à l’analyse de Folia et Pororoca, de L. Rodrigues. Dissertação (mestrado) - Université Paris VIII Saint-Denis U F R Arts, Esthétique et Philosophie MASTER Arts, mention Musique, Spécialité: Danse. 2010.

REDES DA MARÉ (org.). Censo Populacional da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2018. Disponível em: https://www.redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/CensoMare_WEB_04MAI.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

REDES DA MARÉ (org.). Educação de meninas e COVID-19 no Conjunto de Favelas da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2021. Disponível em: https://www.redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/pesq_covid_mare_PORT_web60369a328ca93.pdf. Acesso em: 15 de abr. 2021

RIBEIRO, Isabella Porto. O lugar do encontro: o Centro de Artes da Maré e a trajetória de jovens na Nova Holanda. 2014. 127f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, RJ, 2014.

RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº 46.970, de 13 de março de 2020. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjE%2C Acesso em: 03 mar. 2021.

SANTOS, Josué Leite dos; MATOS; Flávio Barreto de; EÇA, Antoniclebio Cavalcante. Tecnologias do ensino a distância. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020.

SOTER, Silvia; BRAGA, Paola Secchin. Artista em situação pedagógica: o ensinar na prática de Lia Rodrigues. Conceição | Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p.49–68, jan./jun. 2018. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8650934/0. Acesso em: 06 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

LIMA, Gabriel Ramon Ferreira. Ensino remoto de dança na Escola Livre de Dança da Maré em 2020 durante a pandemia de COVID-19. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20509. Acesso em: 21 nov. 2024.