Perspectivas sobre la escena accesible desde el análisis del espectáculo Birita Procura-se"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0207

Palabras clave:

análisis de espectáculos, escena accesible, payasería, teatro, accesibilidad

Resumen

El artículo presenta un análisis del espectáculo Birita Procura-se, creado por Ariadne Antico y Ésio Magalhães. Centrándose en la perspectiva de la accesibilidad, el estudio pretende observar cómo la actuación de la payasa, especialmente con el uso del flop, recurso específico en la payasería, favorece el establecimiento de una escena accesible en el que los marcadores de la discapacidad son revisitados a través del desplazamiento del parámetro de normalidad. Como aproximación metodológica se utiliza la audiodescripción y el cuestionario presentado por Pavis en la obra A análise de espetáculos (2003). Se destaca y ejemplifica la audiodescripción una vez que opera transversalmente en el estudio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidnei Mauro de Melo Junior, Universidad Federal de Santa María

Graduado em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Direção pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Graduando em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Atuação na UFSM. Bolsista PROBIC/FAPERGS junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).

Marcia Berselli, Universidad Federal de Santa María

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFGRS). Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Profa. Depart. Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Vinicius Rodrigues de Souza, Universidad Federal de Santa María

Graduando em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Atuação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PIBIC-AF/CNPq junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).   .

Citas

ARTES E ACESSIBILIDADE. Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural. YouTube, 22. nov., 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xLuWnKQoM60&t=2605s. Acesso em: 19 out. 2023.

ARTES E ACESSIBILIDADE. III Encontro Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural. YouTube, 21 nov., 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SoiMtPHB-BI. Acesso em: 19 out. 2023.

BERSELLI, Marcia. Para pensar a cena acessível: ensaiando uma noção de acessibilidade em uma perspectiva ecológica centrada na interação. Revista Científica de Artes/FAP, v. 27, n. 2. jul./dez, 2022, p. 13-31. Disponível em:

https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6974. Acesso em: 09 out. 2023.

CARMO, Carlos Eduardo Oliveira do. Fissuras pós-abissais em espaços demarcados pela bipedia compulsória na dança. Ephemera - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 40-61, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/%20ephemera/article/view/4386. Acesso em: 27 mar. 2024.

FIC - Festival Internacional de Circo 4ª Edição. Birita Procura-se. YouTube, 22 dez., 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nyIvmnrikU8&t=2s. Acesso em: 19 out. 2023.

GOFFMAN, E. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1988.

GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo e capacitismo. Terra sem Amos: Brasil, 2021.

KUPPERS, Petra. Disability Culture and Community Performance: find a strange and twisted shape. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PINHEIRO, Lucas de Almeida. Poéticas do acesso à cena: teatro e artistas com deficiência visual. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2022.

PROCTOR, Sue. Clowning but Not: A Clown’s Approach to Drama for People with Intellectual and Physical Disabilities. Canadian Theatre Review, v. 183, Summer 2020, p. 30-33.

SANTOS, S. N. dos; CAVALCANTE, T. C. F. Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão. Educação em Foco, [S. l.], v. 24, n. 42, p. 85-109, 2021. Disponível em:

https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571. Acesso em: 9 out. 2023.

SILVA, Manoela da; BARROS, Alessandra. Formação de audiodescritores consultores: inclusão e acessibilidade de ponta a ponta. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 50, p. 159-170, dez. 2017. Disponível em:

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010470432017000300159&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2023.

Publicado

2024-04-28

Cómo citar

MELO JUNIOR, Sidnei Mauro de; BERSELLI, Marcia; SOUZA, Vinicius Rodrigues de. Perspectivas sobre la escena accesible desde el análisis del espectáculo Birita Procura-se". Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24616. Acesso em: 4 dic. 2024.