Representación del Circo en Chapadão do Bugre, por Mario Palmério

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0203

Palabras clave:

Representación circense, Circo, Memoria

Resumen

Este artículo se propone reflexionar sobre la importancia de las fuentes de investigación en las artes escénicas, principalmente en las artes circenses, y, a partir de ahí, presentar y analizar el uso de las fuentes literarias en las representaciones sobre el circo. Para eso, toma como referencia la obra Chapadão do Bugre, de Mario Palmério, escritor de Minas Gerais, quien, en una vasta obra, retrata la vida en los rincones de Minas Gerais. En su narrativa, el autor supo tematizar la llegada del circo, en un pueblo lejano, y así, a través de una representación literaria, abordar temas debatidos en investigaciones sobre la historia del circo.

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Biografía del autor/a

Luiz Humberto Martins Arantes, Federal University of Uberlândia

Pós-doutorado em Artes Cênicas pela USP. Pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Autônoma de Barcelona e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em História da Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Aperfeiçoamento em Teoria Literária pela UFU. Especialização em História da Filosofia pela UFU. Graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Titular atuando nos cursos de graduação em Teatro e nas pós-graduações em Artes Cênicas e Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2023-04-27

Cómo citar

ARANTES, Luiz Humberto Martins. Representación del Circo en Chapadão do Bugre, por Mario Palmério. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23222. Acesso em: 23 nov. 2024.