Uma cena que (se) desplaza: experiências poéticas e políticas do Mapa Teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0204

Palavras-chave:

Colômbia, Desplazamiento, Espaço, Mapa Teatro

Resumo

O presente texto debate experiências poéticas e políticas desenvolvidas pelo grupo colombiano Mapa Teatro nas quais o espaço se apresenta como elemento disruptivo e produtor de desplazamientos. Ao fazer uso da noção de desplazamiento, o artigo busca colocar em evidência as múltiplas reconfigurações perceptivas produzidas em proposições como as envolvidas em projetos como C'úndua e Anatomia de la violencia en Colombia. Como fator comum, através das distintas espacialidades articuladas, tais criações possibilitam a desarticulação, mesmo que temporária, de determinadas estruturas ligadas aos impactos produzidos pelas diferentes formas de violência a que os territórios nomeados como América Latina seguem sujeitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Lopes Zamariola, Universidade de São Paulo

Doutorado, mestrado e graduação em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Práctica Escénica y Cultura Visual no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (MNCARS), e em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Investiga a cena latino-americana contemporânea, com ênfase para projetos que envolvem práticas artísticas e pedagógicas.

Referências

ABDERHALDEN, Rolf. "Pequeño laboratorio del imaginario social". In: ZALAMEA, Gustavo (Org.). Arte y Localidad: modelos para desarmar. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2007, p. 77-80.

ABDERHALDEN, Rolf. "El artista como testigo: testimonio de un artista". In: Papel Escena, Cali, n. 08, 2008, p. 21-30.

ABDERHALDEN, Rolf. Mapa Mundi: plurivers poïétique - Mapa Teatro (1984-2014). Paris: Université Paris VIII - Saint Denis, 2014.

ABDERHALDEN, Rolf (et al.). Los Incontados: un tríptico. Bogotá: Mapa Teatro, 2014a.

ABDERHALDEN, Rolf. "Horácio". In: RODRÍGUEZ, Marta. (Ed.). Mapa Teatro: el escenario expandido. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2018, p.429-439.

BAUMGÄRTEL, Stephan. "Encenação enquanto instalação: reflexões sobre a estrutura tectônica do arranjo espetacular pós-dramático". In: Anais do I Colóquio Internacional Arquitetura, Teatro e Cultura. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2010.

BISHOP, Claire. "El arte de la instalación y su herencia". In: Ramona, n. 78, 2008, p. 46-52.

CASTAÑEDA, David Gutiérrez. Mapa Teatro: 1987-1992. Cidade do México: Biblioteca de Estudios Teatrales, 2014.

GALISI, José (Trad.). "Uma conversa entre Heiner Müller e Wolfgang Heise". In: Revista Magma, São Paulo, n. 03, p. 97-116, 1996.

HOBSBAWM, Eric. Viva la revolución: a era das utopias na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

LIMA, Fátima Costa de; BAUMGÄRTEL, Stephan. "Espaço(s): configurações na cena brasileira e latino-americana". In: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 02, n. 38, p. 01-14, 2020.

PALLADINI, Giulia. Imagine una fiesta, imagine una revolución: la política de montaje de Mapa Teatro, In: RODRÍGUEZ, Marta. (Ed.). Mapa Teatro: el escenario expandido. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2018, p. 669-679.

REYES, Carlos José. Teatro y violencia en dos siglos de historia de Colombia - Tomo II. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2014.

SÁNCHEZ, José Antonio. "Ensayo sobre los testigos". In: RODRÍGUEZ, Marta. (Ed.). Mapa Teatro: el escenario expandido. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2018, p. 607-635.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

VIGNOLO, Paolo. "Vestigios de fiesta". In: RODRÍGUEZ, Marta. (Ed.). Mapa Teatro: el escenario expandido. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2018, p.545-567.

ZAMARIOLA, Paola Lopes. O real como dispositivo nas práticas in(ter)disciplinares latino-americanas contemporâneas: Emilio García Wehbi, Mapa Teatro e LOT. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de São Paulo, 2014.

ZAMARIOLA, Paola Lopes. Desplazamientos desde abajo: contextos de investigação e criação das cenas latino-americanas contemporâneas. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de São Paulo, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

ZAMARIOLA, Paola Lopes. Uma cena que (se) desplaza: experiências poéticas e políticas do Mapa Teatro . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22703. Acesso em: 28 mar. 2024.