Sonhos como territórios de aprendizagem: experiências a partir do povo Nasa e do contexto do Cauca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0106

Palavras-chave:

aprendizagem, Cauca, nasa, sonhos, território

Resumo

O presente artigo debate como os sonhos se apresentam para os povos indígenas Nasa, buscando compartilhar como determinadas dinâmicas sociais e econômicas estabelecidas no departamento do Cauca afetam as vidas dessas populações. Nesse contexto, os sonhos são reconhecidos como zonas de resistência que estão vinculados a sistemas de educação próprios e autônomos. A potencialidade do cultivo de sonhos coletivos também serviu de inspiração para a formação do Grupo de Estudos sobre os Sonhos para os Povos Indígenas na América Latina.

 

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Biografia do Autor

Paola Lopes Zamariola, Escola de Arte Dramática

Doutorado, mestrado e graduação em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Especialização em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, e em Práctica Escénica y Cultura Visual pelo Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía/Universidad de Castilla – La Mancha. Atualmente é professora da Escola de Arte Dramática. Dedica-se a investigações e criações vinculadas às perspectivas históricas, às experiências metodológicas e aos contextos de criação das cenas latino-americanas.a

Elisa de Oliveira Ribeiro, Universidad Nacional de Colombia

Mestrado Interdisciplinar em Teatro e Artes Vivas pela Universidad Nacional de Colombia. Diplomado em Teoría y Metodologias Creativas para la Construcción de Culturas de Paz pela Otra Escuela. Realiza estágio em Cultural Survival. Possui experiência em projetos de defesa dos direitos humanos e em processos organizacionais de base junto a ativistas locais da América Latina, especialmente no Brasil, na Colômbia e na Guatemala. Atualmente acompanha um grupo de mulheres que busca familiares desaparecidos pelo conflito armado colombiano.

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

ZAMARIOLA, Paola Lopes; RIBEIRO, Elisa de Oliveira. Sonhos como territórios de aprendizagem: experiências a partir do povo Nasa e do contexto do Cauca. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27934. Acesso em: 18 dez. 2025.