Invenções do espaço-tempo: imaginários, narrativas e cabarés do sul do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0205

Palavras-chave:

Espaço-tempo, Cabaré, Artes Cênicas, Imaginários, Sul do mundo

Resumo

O artigo aborda relações entre espaço cênico e espaço social através da reflexão sobre duas experiências artísticas, em diálogo com conceitos de diferentes autores(as), de diferentes áreas do conhecimento. As experiências aqui enfocadas compreendem, além da montagem de Cidade Proibida, da Cia Rústica de Porto Alegre, um campo mais difuso de experiências e fazeres, que identificamos como “cabarés do sul mundo”. A intenção deste trabalho é reconhecer e destacar saberes e práticas de pequenas produções no contexto das Artes Cênicas do sul do mundo, que com frequência se estruturam em construções compartilhadas, as quais subvertem a precariedade imposta pelo neoliberalismo vigente e inventam outros espaços-tempos em suas frestas. São os fazeres coletivos, corpóreos e festivos, que colapsam binarismos e podem inspirar imaginários e narrativas que anunciem futuros renovados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências del Espectáculo pela Universidade Carlos III de Madri, com a tese A Ética da Festividade na Criação Cênica (2010). Mestre em Direção Teatral pela Middlessex University (Londres, 2003). Graduada em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral- pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Docente no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Encenadora.

 

Referências

BRAGA, Cleber. Tra(d)ição como ética decolonial do cabaré sudaca: Cantada em prosa, verso e rebolado! Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, set. 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0101

BUTLER, Judith. Corpos em Aliança e a Política das Ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

FAGUNDES, Patrícia. Cidades Proibidas e Imaginadas: a cena festiva na rua. In: VI CONGRESSO ABRACE, 2016. Anais do IX Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte, 2016, p. 4400- 4424.

FAGUNDES, Patrícia, MARTINS, Iassanã. Imaginários para nosso tempo. In: FAGUNDES, Patrícia; DANTAS, Mônica Fagundes; MORAES, Andréa (org.). Pesquisa em Artes Cênicas em Tempos Distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: PPGAC-UFRGS/Faísca Design Jr., 2020. Cap. 5. p. 90-112.

FAGUNDES, P.; ROSA, S. R. Espacialidades inquietas: SobreVivo, trajetórias de uma criação enegrecida. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-32, 2020. Acesso em: 20 ago. 2022.

DOI: 10.5965/14145731023820200008.

FISCHER-LICHTE, Erika. The Transformative Power of Performance. Londres e Nova York: Routledge, 2008.

HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. GEOgraphia, Rio de Janeiro, 14(28), p 8-39, 2013. Acesso em 26.07.2022. DOI:10.22409/GEOgraphia2012.v14i28.a13641.

HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

HARVIE, Jen. Theatre & the city. Londres: Palgrave Macmillan, 2009.

KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Espaços Teatrais de Lina Bo Bardi. Entre o Teatro Oficina e o Teatro SESC Fábrica da Pompéia. In: Evelyn Furquim Werneck Lima (Org.) Espaço e Teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p.12-27.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: Edusp, 2006.

SILVA, Armando. Imaginários, estranhamentos urbanos. São Paulo: Edições SESC, 2014.

STREVA, Christina. O Cabaré como objeto de estudo e o desafio de se (re)descobrir essa história. Cavalo Louco nº 20 – Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz – Porto Alegre, agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

FAGUNDES, Patricia. Invenções do espaço-tempo: imaginários, narrativas e cabarés do sul do mundo . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–25, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22688. Acesso em: 29 mar. 2024.