Espacialidades inquietas: SobreVivo, trajetórias de uma criação enegrecida

Autores

  • Patricia Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Sandino Rafael Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200008

Palavras-chave:

Teatro, Antirracismo, Negritude, Festividade, Espacialidades

Resumo

O artigo reflete sobre o processo de criação de SobreVivo - Antes que o baile acabe, a partir das dinâmicas de composição espacial da montagem, considerando seus aspectos estéticos, éticos, poéticos, políticos e sociais. O espetáculo desenvolve temáticas étnico-raciais em uma abordagem antirracista que busca construir um espaço enegrecido da cena, tendo como referenciais manifestações culturais do povo negro, como funk, slam, samba e religiosidades de matriz africana, assim como noções afrocentradas, como a escrevivência e o quilombismo. A dramaturgia foi desenvolvida colaborativamente pela equipe, por meio de narrativas biográficas que evocam suas experiências em relação à negritude e ao racismo. Compõe-se uma cena simultaneamente crítica e festiva, que questiona as localizações sociais dos próprios espectadores.

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Biografia do Autor

Patricia Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Profa. Dra. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Encenadora.

Sandino Rafael Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre pelo  Programa de Pos Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Encenador. Educador.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

FAGUNDES, Patricia; ROSA, Sandino Rafael. Espacialidades inquietas: SobreVivo, trajetórias de uma criação enegrecida. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–32, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18154. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana