Artes da cena com crianças e professoras em tempos pandêmicos: O que pode nos ensinar uma cadela cega?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0124

Palavras-chave:

Artes da cena, Crianças, Professoras, Pandemia, Extensão

Resumo

Este é um relato reflexivo-analítico sobre um projeto de extensão universitária em pedagogia das artes cênicas com crianças pequenas, suas professoras e famílias, desenvolvido ao longo da pandemia. O tema indutor foram as peripécias de uma cadela real com múltiplas deficiências, portanto, as videoperformances criadas articulam material documental às artes da cena. Os podcasts e o material didático escrito veiculam proposições práticas e reflexões sobre pedagogias das artes cênicas com crianças. Os produtos gerados e seu alcance evidenciam a relevância da extensão universitária em artes e educação, bem como os sentidos produzidos pelo projeto na formação inicial das licenciandas e na formação continuada de pedagogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Artes Cênicas pela Università di Bologna (IT) e pela Universidade Federal da Bahia. Mestre pelo PPGEDu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGD). Bacharel no DAD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da área Artes - Teatro do DEC - Faculdade de Educação, UFRGS. Pesquisadora, extensionista, professora de teatro, autora e mãe solo. 

Referências

ARAGÃO, Thaís A. Paisagem sonora como conceito: tudo ou nada?. Revista Música Hodie, n 19, 2019. Acesso em:

https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/53417

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

BOFF, Fernanda Bertoncello (org). Pequenices - Dança, corpo e educação. Porto Alegre, Canto: 2017. Acesso em: https://canto.art.br/pequenices-danca-corpo-e-educacao/

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DALLA COSTA, Rossana. O teatro de formas animadas na formação de professores: uma proposta pedagógica a partir da Ubermarionnette. 2019. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Acesso em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/183189

FERREIRA, TAÍS e FALKEMBACH, MARIA FONSECA. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.

HARTMANN, Luciana e SILVA, Sonaly. Pequenas resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, p. 19-35, 2019. Acesso em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019019/9924

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro? Urdimento, – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.2, n. 17, p. 71-77, 2011. Acesso em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070

IUCCI, C.; CARDOZO, L. Escrito e publicações em extensão universitária. Revista Em Extensão, v. 19, n. 2, p. 4-23, 30 dez. 2020. Acesso em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/56948

MACHADO, Marina M. Espiralidades: arte, vida e presença na pequena infância. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 348-371, maio/ago. 2020. Acesso em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/machado.pdf

REVISTA NUPEART. Dossiê Arte e Infância em Contextos de Epidemia e Pandemia. NUPEART, Florianópolis, vol. 24, ano 2020. Acesso em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/issue/view/812

SANTOS, Vera Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz de conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais - O fichário de Viola Spolin. São Paulo, Perspectiva: 2012.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo, Perspectiva: 2003.

SPRITZER, Mirna. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica com a peça radiofônica. 2019. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. (tese de doutorado) Acesso em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7234/000497109.pdf

WOLFF, S. Corpo tecnológico: sobre as relações entre dança, tecnologia e videodança. Revista Cena, Porto Alegre, n. 14, 2013. Acesso em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/43214

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

FERREIRA, Taís. Artes da cena com crianças e professoras em tempos pandêmicos: O que pode nos ensinar uma cadela cega?. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0124. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20486. Acesso em: 28 mar. 2024.