“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019063

Palabras clave:

Drama, Experiência, Ensino de teatro

Resumen

O intuito deste trabalho foi pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro, desdobrada em uma pesquisa orientada desde a ação prática. Por meio de um traçado histórico e significativo do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama drama in education, analisamos uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. O processo analisado permitiu um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino. 

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Biografía del autor/a

Everton Ribeiro, Instituto Federal do Paraná

Ator, diretor artístico, figurinista, maquiador, palhaço, professor de Teatro e pedagogo. Doutorando e Mestre em Educação, docente do IFPR, tem atuado na Pedagogia do Teatro e nas temáticas atravessadas pela formação de professores e diversidade nos processos educativos.

Rafael Siqueira de Guimarães, Universidade Federald o Sul da Bahia

Artista, psicólogo, professor, produtor cultural e ativista. Doutor em Sociologia, docente do PPGER/UFSB e do PPGE/UFBA, tem atuado nas interlocuções entre arte/educação/estudos da subjetividade, em especial nos temas relacionados às diferenças/alteridades.

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Publicado

2019-12-13

Cómo citar

RIBEIRO, Everton; GUIMARÃES, Rafael Siqueira de. “Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 063–084, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019063. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art