A atuação performativa da luz na peça Huis Clos, Revisitando Sartre
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102352019404Palabras clave:
Iluminação cênica, Performatividade, Processo de criação, Sensorialidades cênicasResumen
Este artigo relata o processo de criação do projeto de iluminação para a peça Huis Clos, Revisitando Sartree seus aspectos colaborativos e performativos, considerando sua concepção como elemento constitutivo do espetáculo e sua atuação como ato performativo. Pretende, para isso, reforçar as propriedades de uma possível luz performativa aplicadas ao processo de criação participativa, demonstrando como cada aspecto de sua atuação e interferência na cena vai sendo construído ao longo do processo de elaboração dos personagens, cenas e demais elementos cênicos. Aborda ainda a importância da operação da luz e do envolvimento do operador no processo criativo e de seu desempenho e interação com a cena a cada apresentação do espetáculo.
Descargas
Citas
BUENO, Luciana. Muito além da caixa cênica: a realização cenográfica contemporânea na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
FERAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FORJAZ SIMÕES, Cibele. À luz da linguagem. A Iluminação Cênica: de Instrumento da visibilidade à ‘Scriptura do Visível’. São Paulo, 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
MOSTAÇO, Edélcio; OROFINO, Isabel; BAUMGÄRTEL, Stephan; COLLAÇO, Vera (Orgs.). Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
PICON-VALIN, Béatrice. A cena em ensaios. Seleção e organização de Béatrice Picon-Valin e Fátima Saadi; tradução Fátima Saadi, Claudia Fares e Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SARTRE, Jean-Paul. Huis Clos, suivi de Les Mouches. Paris: Éditions Gallimard, 1947.
SARTRE, Jean-Paul. Entre Quatro Paredes. Tradução de Guilherme de Almeida. São Paulo: Abril S.A., 1977.
Dossier Huis clos. Saint Mandé: Cie Tant Pis Por La Glycine 2014. Disponível em http://www.tantpispourlaglycine.fr/Dossier%20HUIS%20CLOS.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.
Dossier Pédagogique de Huis clos. Paris: Atelier Théâtre Jean Villar, 2006. Disponível em http://www.atjv.be/files/spectacle/21.pdf. Acesso em: 03 jan. 2018.
Dossier Pédagogique Huis clos. Bruxelas: Théâtre en Liberté, 2017. Disponível em http://theatre-martyrs.be/wp-content/uploads/2017/01/TMADOSPED_HUISCLOS.pdf Acesso em: 03 jan. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.