Notas sobre a luz performativa em Darwin
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101312018162Resumo
Este artigo relata o processo de criação do projeto de iluminação cênica para o espetáculo Darwin com suas características colaborativas e performativas. Pretende ainda apresentar as características de uma possível luz performativa aplicadas ao processo de criação na concepção participativa do espetáculo e defender a atuação do operador de luz como performer que atua no espetáculo executando a luz em sua expressão e linguagem, interferindo na cena e interagindo com as outras sensorialidades e demais performers da encenação. Para isso, confronta o conceito de teatro performativo de Josette Féral com a possibilidade de considerar a operação da luz como ato performativo e sua criação e expressão como elemento constitutivo da performance no conceito de Marvin Carlson, defendendo, assim, o conceito elaborado e definido como performatividade da luz.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)