Notas sobre a luz performativa em Darwin
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101312018162Abstract
Este artigo relata o processo de criação do projeto de iluminação cênica para o espetáculo Darwin com suas características colaborativas e performativas. Pretende ainda apresentar as características de uma possível luz performativa aplicadas ao processo de criação na concepção participativa do espetáculo e defender a atuação do operador de luz como performer que atua no espetáculo executando a luz em sua expressão e linguagem, interferindo na cena e interagindo com as outras sensorialidades e demais performers da encenação. Para isso, confronta o conceito de teatro performativo de Josette Féral com a possibilidade de considerar a operação da luz como ato performativo e sua criação e expressão como elemento constitutivo da performance no conceito de Marvin Carlson, defendendo, assim, o conceito elaborado e definido como performatividade da luz.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.