A atuação performativa da luz na peça Huis Clos, Revisitando Sartre
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102352019404Keywords:
Iluminação cênica, Performatividade, Processo de criação, Sensorialidades cênicasAbstract
Este artigo relata o processo de criação do projeto de iluminação para a peça Huis Clos, Revisitando Sartree seus aspectos colaborativos e performativos, considerando sua concepção como elemento constitutivo do espetáculo e sua atuação como ato performativo. Pretende, para isso, reforçar as propriedades de uma possível luz performativa aplicadas ao processo de criação participativa, demonstrando como cada aspecto de sua atuação e interferência na cena vai sendo construído ao longo do processo de elaboração dos personagens, cenas e demais elementos cênicos. Aborda ainda a importância da operação da luz e do envolvimento do operador no processo criativo e de seu desempenho e interação com a cena a cada apresentação do espetáculo.
Downloads
References
BUENO, Luciana. Muito além da caixa cênica: a realização cenográfica contemporânea na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
FERAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FORJAZ SIMÕES, Cibele. À luz da linguagem. A Iluminação Cênica: de Instrumento da visibilidade à ‘Scriptura do Visível’. São Paulo, 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
MOSTAÇO, Edélcio; OROFINO, Isabel; BAUMGÄRTEL, Stephan; COLLAÇO, Vera (Orgs.). Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
PICON-VALIN, Béatrice. A cena em ensaios. Seleção e organização de Béatrice Picon-Valin e Fátima Saadi; tradução Fátima Saadi, Claudia Fares e Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SARTRE, Jean-Paul. Huis Clos, suivi de Les Mouches. Paris: Éditions Gallimard, 1947.
SARTRE, Jean-Paul. Entre Quatro Paredes. Tradução de Guilherme de Almeida. São Paulo: Abril S.A., 1977.
Dossier Huis clos. Saint Mandé: Cie Tant Pis Por La Glycine 2014. Disponível em http://www.tantpispourlaglycine.fr/Dossier%20HUIS%20CLOS.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.
Dossier Pédagogique de Huis clos. Paris: Atelier Théâtre Jean Villar, 2006. Disponível em http://www.atjv.be/files/spectacle/21.pdf. Acesso em: 03 jan. 2018.
Dossier Pédagogique Huis clos. Bruxelas: Théâtre en Liberté, 2017. Disponível em http://theatre-martyrs.be/wp-content/uploads/2017/01/TMADOSPED_HUISCLOS.pdf Acesso em: 03 jan. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.