ILUMILUTAS: tecnopolíticas da iluminação cênica, pedagogia crítica da luz e visualidades de corpos não-hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020116Palabras clave:
Pedagogia crítica da iluminação, luz e lutas sociais, corporalidades não-hegemônicas, visualidades da cenaResumen
O texto sintetiza o primeiro ano de trabalho do ILUMILUTAS, projeto de pesquisa e extensão ligado ao curso de graduação em Artes do Corpo em Cena da Universidade Federal do Sul da Bahia, no Campus Sosígenes Costa. Fundado em 2018, o grupo tem como marca o cruzamento dos estudos da iluminação cênica com os processos sociais, desempenhando ações de investigação teórica e de suporte artístico laboratorial das matizes de luz e gênero, luz e sexualidade, luz e classe social, luz e processos étnico-raciais, etc. Sendo o primeiro projeto pedagógico de iluminação cênica no país dedicado exclusivamente aos processos sociais, o ILUMILUTAS destaca-se por assumir a pesquisa das visualidades da cena a partir de corporalidades não-hegemônicas, instaurando no campo da luz uma episteme tecnopolítica e uma pedagogia sócio-crítica.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Antonio. A Gênese da Vertigem - o processo de criação de O Paraíso Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ARAÚJO, José Sávio. O papel da tecnologia cênica e seus desdobramentos para uma economia da produção cultural no Nordeste. In: Moriga - Artes do Espetáculo. Departamento de Artes Cênicas; Centro de Comunicação, Turismo e Arte da UFPB, vol.2, n.1, 2011. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2011.
BONFANTI, Guilherme. A visão de um projeto aberto. In: FERNANDES, Sílvia. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.
CABALLERO, Ileana Diéguez. Desmontagem cênica. In: Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas - Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas, GEAC; Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas da UFU, vol.1, n.1, 2014. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2014.
CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. 1. ed. Sorocaba-SP: TCM Comunicação, 2000.
CAMARGO, Roberto Gill. A escrita e a não escrita da luz. In: Urdimento, v.1, n.31, p.216-224, abril. Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2018.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FIGUEIREDO, Laura Maria de. Iluminação cênica: espaço, luz e corpos em foco. In: Urdimento, v.1, n.31, p.152-161, abril. Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2018.
JESUS, Jaqueline Gomes. As vozes que escutamos no caminho. In: SMALL, Daniele. ROMAGNOLLI, Luciana. FERNANDES, Sílvia. Revista Cartografias MITsp 2019. São Paulo: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e Escola de Comunicações e Artes da USP, 2019.
KRENAK, Ailton. A Humanidade que Pensamos Ser. In: SMALL, Daniele. ROMAGNOLLI, Luciana. FERNANDES, Sílvia. Revista Cartografias MITsp 2019. São Paulo: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e Escola de Comunicações e Artes da USP, 2019.
LEAL, Dodi. Luzvesti: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero. Salvador: Devires, 2018a.
LEAL, Dodi. Iluminação cênica e desobediências de gênero. In: Revista Aspas, v.8, n.1., p.24-40. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, 2018b.
LEAL, Dodi. Tochas e coralidades na experiência visual de gênero em cena: dispositivos pedagógicos da luz na recepção teatral. In: Urdimento, v.1, n.34, p.256-265, março/abril. Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2019a.
LEAL, Dodi. CORPO EM VISUALIDADES DIASPÓRICAS: dimensões políticas e estéticas da luz cênica. In: Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas - Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas, GEAC; Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas da UFU, vol.6, n.2, 2019. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2019b.
PEREZ, Valmir. Luz e Arte: um paralelo entre as ideias de grandes mestres da pintura e o design de iluminação. São Paulo: De Maio Comunicação e Editora, 2012.
PERRUCHON, Véronique. Noir: lumière et théâtralité. Villeneuve d'Ascq, France: Presses Universitaires du Septentrion, 2016.
PRECIADO, Paul. Manifesto Contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo, n-1 edições, 2014.
SANTANA, Marcelo Augusto. Haja Luz! Manual de iluminação cênica. Brasília: SENAC, 2016.
SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à "Scriptura do visível" & outras poéticas da luz. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.