ILUMILUTAS: tecnopolíticas da iluminação cênica, pedagogia crítica da luz e visualidades de corpos não-hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020116Keywords:
Critical pedagogy of lighting, light and social struggles, non-hegemonic corporealities, visualities of the sceneAbstract
O texto sintetiza o primeiro ano de trabalho do ILUMILUTAS, projeto de pesquisa e extensão ligado ao curso de graduação em Artes do Corpo em Cena da Universidade Federal do Sul da Bahia, no Campus Sosígenes Costa. Fundado em 2018, o grupo tem como marca o cruzamento dos estudos da iluminação cênica com os processos sociais, desempenhando ações de investigação teórica e de suporte artístico laboratorial das matizes de luz e gênero, luz e sexualidade, luz e classe social, luz e processos étnico-raciais, etc. Sendo o primeiro projeto pedagógico de iluminação cênica no país dedicado exclusivamente aos processos sociais, o ILUMILUTAS destaca-se por assumir a pesquisa das visualidades da cena a partir de corporalidades não-hegemônicas, instaurando no campo da luz uma episteme tecnopolítica e uma pedagogia sócio-crítica.
Downloads
References
ARAÚJO, Antonio. A Gênese da Vertigem - o processo de criação de O Paraíso Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ARAÚJO, José Sávio. O papel da tecnologia cênica e seus desdobramentos para uma economia da produção cultural no Nordeste. In: Moriga - Artes do Espetáculo. Departamento de Artes Cênicas; Centro de Comunicação, Turismo e Arte da UFPB, vol.2, n.1, 2011. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2011.
BONFANTI, Guilherme. A visão de um projeto aberto. In: FERNANDES, Sílvia. Teatro da Vertigem. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.
CABALLERO, Ileana Diéguez. Desmontagem cênica. In: Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas - Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas, GEAC; Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas da UFU, vol.1, n.1, 2014. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2014.
CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. 1. ed. Sorocaba-SP: TCM Comunicação, 2000.
CAMARGO, Roberto Gill. A escrita e a não escrita da luz. In: Urdimento, v.1, n.31, p.216-224, abril. Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2018.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FIGUEIREDO, Laura Maria de. Iluminação cênica: espaço, luz e corpos em foco. In: Urdimento, v.1, n.31, p.152-161, abril. Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2018.
JESUS, Jaqueline Gomes. As vozes que escutamos no caminho. In: SMALL, Daniele. ROMAGNOLLI, Luciana. FERNANDES, Sílvia. Revista Cartografias MITsp 2019. São Paulo: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e Escola de Comunicações e Artes da USP, 2019.
KRENAK, Ailton. A Humanidade que Pensamos Ser. In: SMALL, Daniele. ROMAGNOLLI, Luciana. FERNANDES, Sílvia. Revista Cartografias MITsp 2019. São Paulo: Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e Escola de Comunicações e Artes da USP, 2019.
LEAL, Dodi. Luzvesti: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero. Salvador: Devires, 2018a.
LEAL, Dodi. Iluminação cênica e desobediências de gênero. In: Revista Aspas, v.8, n.1., p.24-40. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, 2018b.
LEAL, Dodi. Tochas e coralidades na experiência visual de gênero em cena: dispositivos pedagógicos da luz na recepção teatral. In: Urdimento, v.1, n.34, p.256-265, março/abril. Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2019a.
LEAL, Dodi. CORPO EM VISUALIDADES DIASPÓRICAS: dimensões políticas e estéticas da luz cênica. In: Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas - Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas, GEAC; Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas da UFU, vol.6, n.2, 2019. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2019b.
PEREZ, Valmir. Luz e Arte: um paralelo entre as ideias de grandes mestres da pintura e o design de iluminação. São Paulo: De Maio Comunicação e Editora, 2012.
PERRUCHON, Véronique. Noir: lumière et théâtralité. Villeneuve d'Ascq, France: Presses Universitaires du Septentrion, 2016.
PRECIADO, Paul. Manifesto Contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo, n-1 edições, 2014.
SANTANA, Marcelo Augusto. Haja Luz! Manual de iluminação cênica. Brasília: SENAC, 2016.
SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à "Scriptura do visível" & outras poéticas da luz. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.