Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano

Autores/as

  • Berilo Luigi Deiró Nosella Universidade Federal de São João del Rei (MG)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101312018020

Resumen

O presente artigo, um dos resultados parciais de pesquisa de pós-doutoramento sobre uma história do fazer e do pensamento da iluminação cênica moderna, apresenta algumas questões relativas a tal proposição e estabelece algumas bases do pensamento da iluminação em cena entre finais do século XIX e início do XX. Para tal, articula, com base sobretudo em Adolphe Appia e Gordon Craig, a relação entre os avanços propiciados pela iluminação elétrica e reconfigurações das tradições do teatro de figuras (marionetes), como estudado por Cristina Grazioli, numa proposição de modernização da cena, considerando-se os modos de produção, tanto da iluminação quanto da cena, em seus contextos culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rei (MG)

Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del Rei e Colaborador do do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Artes Cênicas, na linha de História e Historiografia do Teatro, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq).

Publicado

2018-04-23

Cómo citar

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 020–037, 2018. DOI: 10.5965/1414573101312018020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018020. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: A luz em cena: criação e estética -