Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards

Autores/as

  • Giuliano Campo University of Ulster, School of Creative Arts, North Ireland, United Kingdom.
  • Janaina Trasel Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014053

Resumen

Este artigo aborda alguns dos princípios que envolveram o trabalho com os cantos rituais de tradição Afro-Caribenhos praticados na fase da “Arte como Veículo” de Jerzy Grotowski. Serão levantadas percepções sobre esta prática a partir da perspectiva de Grotowski, de Maud Robart e de Thomas Richards. Este estudo propõe reflexões sobre caminhos pedagógicos para a ampliação da consciência criativa do performer sobre a ação vocal, por meio de práticas com cantos de tradição e cantos rituais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giuliano Campo, University of Ulster, School of Creative Arts, North Ireland, United Kingdom.

PhD Giuliano Campo é professor do Curso de Teatro da School of Creative Arts da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, Reino Unido. Doutorado em Teatro pelas Universidades de Roma 3 e Paris 8. Foi pesquisador associado do Projeto britânico sobre Grotowski da Universidade de Kent (Reino Unido), é co-fundador da ETRN (Rede Europeia de Pesquisa Teatral) e Especialista Assessor para a VQR (Avaliação de Qualidade de Pesquisa) para a MIUR (Ministério Italiano da Educação).

Janaina Trasel Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Janaina Träsel Martins é Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, Mestre em teatro pelo PPGT da Universidade do Estado de Santa Catarina; Professora Adjunta II do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2014-07-01

Cómo citar

CAMPO, Giuliano; MARTINS, Janaina Trasel. Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 053–062, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014053. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014053. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: O trabalho vocal no teatro