Da rua à encenação: encontros entre dança e cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0301

Palavras-chave:

Dança contemporânea, Improvisação, Dança em espaços urbanos, Cidade, Processos de criação

Resumo

Este artigo propõe adentrar em processos de criação coletivos em dança contemporânea que investem na cidade como matéria poética, estética e política, partindo da produção artística da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, grupo paulistano que tem como eixos de seu agir composicional a improvisação e a atuação nos espaços urbanos. Aqui, apontamos a experiência de criação do espetáculo Espaços Invisíveis (2013), na qual o processo foi dividido em um primeiro momento de ações performativas na cidade de São Paulo, e em um segundo momento, no qual o material criado na primeira fase na rua inspirou e originou a montagem para espaço não convencional. Assim, refletimos sobre como corporeidades, espaços e cidade têm se articulado no fazer da dança, para traçar paralelos entre o processo coletivo do grupo e as ideias de dança de ocupação, arte relacional e contextual, dialogando com discussões sobre os regimes espaciais e cinéticos nas cidades segundo Milton Santos e André Lepecki.

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Biografia do Autor

Clara Gouvêa do Prado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

PRADO, Clara Gouvêa do. Da rua à encenação: encontros entre dança e cidade. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–33, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0301. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22689. Acesso em: 16 abr. 2024.