A primeira onda da cena travesti no Brasil: A centralidade do “corpo em travesti”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0102

Palavras-chave:

Cena travesti, Teatro brasileiro, Aymond, Ivaná

Resumo

O ensaio interdisciplinar entende a “cena travesti” no Brasil enquanto estética travesti, prática profissional do travestismo, distante das questões identitárias e propõe a divisão desta cena em quatro ondas, fases, movimentos. Baseado nos estudos sobre o Teatro e a História, as autoras se debruçam sobre a primeira onda travesti de onde extraem relevantes características estéticas do Teatro de Revista que irão refletir, seja na segunda onda, seja no entendimento de gênero enquanto construção, invenção social normativa.

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Biografia do Autor

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Doutorado em Letras com estudos nas áreas de Literatura Brasileira e Teatro pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Ciência da Arte (UFF). Bacharel em Artes Cênicas e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado III do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Beatrice Mathieu, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda do Programa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Artista da cena travesti.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

THÜRLER, Djalma; MATHIEU, Beatrice. A primeira onda da cena travesti no Brasil: A centralidade do “corpo em travesti”. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–28, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20432. Acesso em: 28 mar. 2024.