Práticas laboratoriais e a história na cena: tecnologia e iluminação na cena épica de Piscator
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020035Keywords:
History of scenic lighting, theatrical direction, epic theatre, Erwin Piscator, theatrical laboratoriesAbstract
O presente artigo apresenta algumas reflexões e resultados a partir da prática integrada de pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena – GPHPC/UFSJ, em suas dimensões de investigação, formação e difusão. Para tal, apresentamos as bases teóricas de pesquisa – a partir da noção de cena dialética e sua relação entre a cena e a história no trabalho do diretor Erwin Piscator (1893-1966) – e as práticas laboratoriais que resultaram no experimento cênico Confere. Nesse conjunto, destacam-se os procedimentos desenvolvidos no GPHPC/UFSJ quanto à prática cênica e no Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena – Netoc quanto ao desenvolvimento da iluminação cênica para esse espetáculo e seus aspectos históricos e épicos, pensados concomitantemente ao momento do desenvolvimento tecnológico da iluminação elétrica e seus impactos na cena.
mento tecnológico da iluminação elétrica e seus impactos na cena.Downloads
References
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In BENJAMIN, W. Ensaios sobre Brecht. Trad. Claudia Abeling. São Paulo: Boitempo, 2017, p. 71-164.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BUCHNER, Georg. A morte de Danton. In GUINSBURG, Jacó; KOUDELA, Ingrid Dormien (organização e tradução). Büchner: na pena e na cena. São Paulo: Perspectiva, 2004, p. 71-164.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Zahar, 2017 (e-book).
GRAZIOLI, Cristina. Luce e ombra: storia, teorie e pratiche dell'illuminazione teatrale. Roma-Bari: Laterza, 2015 (e-book).
MOTA, Marcus. Fontes para os estudos teatrais I: contribuições de A. Appia e E. Piscator. Urdimento, v.1, n.18, Florianópolis. Disponível em <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012043/2341>. Acesso em: 27 out. 2019. 2012.
NOSELLA, Berilo L. D. Apontamentos sobre a história da iluminação moderna. Revista Arte Da Cena (Art on Stage), v.4, n.2, UFG. DOI: <https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54795>. Disponível em <https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/54795/32608>. Acesso em: 27 out. 2019.
PERRUCHON, Véronique. Noir, lumière et théâtralité. Villeneuve-d'Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2016.
PISCATOR, Erwin. Ideas sobre una renovación del arte escénico mediante la luz. In: HERNANDO, César de Vicente (org.). Erwin Piscator: teatro, política, sociedad. Traducción de Cristina Díez Pampliega. Madrid: Publicaciones de la Asociación de Directores de Escena de España (ADE), 2013, p. 167-169.
PISCATOR, Erwin. Teatro político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
RAMOS, Luiz Fernando. Prefácio. In: WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Trad. Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 7-16.
ROSENFELD, Anatol. História da literatura e do teatro alemães. São Paulo: Perspectiva, 1993.
SCHINO, Mirella. Alquimistas do palco: os laboratórios teatrais na Europa. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem: a linguagem da iluminação cênica de instrumento da visibilidade à dramaturgia do visível (primeiro recorte: do fogo à revolução teatral). Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SZONDI, Peter. A revista política. In: Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2001, p. 127-132.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.