Cartas para o corpo: autografias performativas na formação do corpo-artista-pesquisador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0104

Palavras-chave:

corpo, identidade, educação performativa, autografias, formação artística

Resumo

Este texto explora a relação entre corpo e identidade, a partir da Educação Performativa em diálogo com a metodologia das (Auto)biografias. Por meio de autografias como processos de criação, investiga-se como a presença do corpo, ou ainda, o corpo discursivo, contribui para a formação do corpo-artista-pesquisador. O estudo, realizado com discentes de Artes Cênicas, examina a prática "Cartas para o Corpo", desvelando o corpo discursivo como material significante e que ressignifica aprendizagens e identidades na construção do sujeito e do conhecimento na formação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Maria Holz de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado profissional em Educação pela UFPR. Especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Graduação-Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP/PR). 

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Educação pela UFPR. Especialização em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVILI). Graduação-Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIVALI. Profa. Adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Referências

ANDRADE, Danielle Ferreira (org.). Inventário Vermelho: histórias de mulheres e contos de tradição oral. Salvador: Ed. Das Autoras, 2021.

AZEVEDO, Sônia Machado de. As vinte e nove cartas: Laban, uma gramática poética para atores. São Paulo: Perspectiva, 2020.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. de Maria da Conceição Passegi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passegi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na a pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. v.17, n.51, p. 523-536, set.-dez, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. De la recherche biographique en éducation: Fondements, méthodes, pratiques. Paris: Téraèdre, 2014a.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Histórias de vida. Da invenção de si ao projeto de formação. Trad. Albino Pozzer, Natal; Porto Alegre; Salvador: EDUFRN, EDIPUCRS, EDUNEB, 2014b.

DELORY-MOMBERGER, Christine; BOURGUIGNON, Jean-Claude. Medialidades biográficas, práticas de si e do mundo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 08, n. 23, p. 01-09, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1129. Acesso em: 11 out. 2023.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2001.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de história de vida. In: Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes,1999.

O INQUILINO. Direção: Roman Polanski. Produção: Roman Polanski, Alain Sarde. Roteiro: Roman Polanski, Gérard Brach. França: Marianne Productions, 1976. (125 min).

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3ed. Campinas: UNICAMPO, 1995.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2007.

PINEAU, Elyse Lamm. Teaching is performance: Reconfiguring a problematic metaphor. American Educational Research Journal, 31, 1, p. 3-25, 1994.

PINEAU, Elyse Lamm. Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, maio/ago. 2010, p.89-113.

PINEAU, Elyse Lamm. Pedagogia crítico-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, Marcelo de A. Performance e Educação: Desterritorializando territórios. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. p. 37-58.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

SOUZA, Daiana Maria Holz de; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Cartas para o corpo: autografias performativas na formação do corpo-artista-pesquisador . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26251. Acesso em: 21 dez. 2024.