(des)educação estética em Weapon is a part of my body: Corpo e política em discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0102

Palavras-chave:

(des)educação estética, Corpo, Política, Discurso

Resumo

O artigo apresenta reflexões desencadeadas a partir do espetáculo Weapon is a part of my body, uma coprodução entre Brasil, Israel e Reino Unido, com atuação do brasileiro Pedro Granato e da israelense Ruthie Osterman, tomando como princípio norteador o conjunto de potencialidades que a obra oferece para se pensar o que nomeamos, neste ensaio, como (des)educação estética e suas reverberações para os debates sobre corpo e política na cena contemporânea. O quadro teórico-metodológico tem sua moldura envernizada pela Análise Dialógica do Discurso. Elegemos como texto base o ensaio O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária, escrito por Bakhtin em 1934, no qual o autor oferece elementos para uma reflexão sobre estética geral.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/CAPES). Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela FURB. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no Setor de Educação Profissional e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGL - FURG). Pesquisador com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Doutora em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas - Biotecnologia(UNIVALI) . Professora da Universidade Federal do Paraná,  Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação (Curitiba/PR).  Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR).

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

GONÇALVES, J. C.; GONÇALVES, M. B. (des)educação estética em Weapon is a part of my body: Corpo e política em discurso. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1-20, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21457. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e(n)cena e (des)educação