23 fragmentos distópicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e602

Palavras-chave:

autoficção, discurso teatral, experimentação, distopia

Resumo

Dramaturgia autoficcional criada a partir de exercícios experimentais dos autores em suas buscas pelo entrelaçamento entre corpo e escrita. Vinculado aos projetos de pesquisa Educação e Artes do Corpo: outras presenças para outros tempos e Discurso Teatral: ressonâncias dialógicas em tela (Apoio CNPq), o texto se configura enquanto uma proposição que explora e suscita articulações com diferentes dimensões verbais, visuais e verbo-visuais, ao mesmo tempo em que mobiliza a noção de discurso teatral buscando investigar o funcionamento de suas ressonâncias discursivas na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/CAPES). Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela FURB. Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFPR). Pesquisador com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

Sonia Machado de Azevedo, Célia Helena Centro de Artes e Educação

Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mestre e Bacharel em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora titular de Práticas Corporais na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) - São Paulo. Atua no Programa do Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH, onde coordena o Núcleo de Pesquisa da Presença - NPP.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

GONÇALVES, Jean Carlos; MACHADO DE AZEVEDO, Sonia. 23 fragmentos distópicos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e602. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26573. Acesso em: 22 maio. 2025.