A falecida como ela é: as obsessões e imagens recorrentes no processo criativo de Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0203Palavras-chave:
teatro, processo criativo, Nelson Rodrigues, A falecidaResumo
Este artigo aborda a criação da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, buscando esboçar as referências biográficas, literárias, cinematográficas, além das obsessões temáticas do autor, de analogias, influências, ecos, padrões e ideias recorrentes. Também apresenta uma autorreferencialidade na construção textual, que foram levados em conta na tessitura da sua primeira tragédia carioca. Se cria um painel das correlações estruturais, repetições, recorrências, deslocamentos e situações entre suas peças e as crônicas de A vida como ela é…, assim como breves traços da sua poética e da influência da cidade do Rio de Janeiro na criação da linguagem.
Downloads
Referências
AUGUSTO, Sergio. O cinema em Nelson Rodrigues. In: Portal Brasileiro de Cinema. 2005. Disponível em: http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/nelson/ensaios/03_04.php. Acesso em: 04 ago. 2023.
CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
MAGALDI, Sábato. Teatro sempre. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MAGALDI, Sábato. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2008. cap.2, p.21-40.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MATOS, Enjolras de Oliveira. A Falecida: leituras e releituras da peça de Nelson Rodrigues e do filme de Leon Hirszman. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15093. Acesso em: 05 maio 2024.
MATOS, Enjolras de Oliveira. A falecida: leituras e releituras da peça de Nelson Rodrigues e do filme de Leon Hirszman. Curitiba: CRV, 2022.
MELLO, Gláucia Boratto R. de. Contribuições para o estudo do imaginário. In: Em aberto, Brasília, ano 14, n. 61, p. 45-52, jan./mar, 1994. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/910/816. Acesso em: 02 ago. 2023.
MENDES, Cleise Furtado. A gargalhada de Ulisses: a catarse na comédia. São Paulo: Perspectiva/Salvador: Fundação Gregório de Mattos, 2008.
MOSTAÇO, Edélcio. Nelson Rodrigues: a transgressão. São Paulo: Cena Brasileira, 1996.
PEREIRA, Victor Hugo Adler. Nelson Rodrigues e a obs-cena contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
ROBERT, Márcio. A menina sem estrela: a experiência de Nelson Rodrigues entre a morte e a memória. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080//dspace/handle/1884/11564 Acesso em: 29 jul. 2023.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo de Nelson Rodrigues: tragédias cariocas I. In: MAGALDI, Sábato (Org.). 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
RODRIGUES, Nelson. O Óbvio Ululante: as primeiras confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
RODRIGUES, Nelson. O Reacionário: memórias e confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
RODRIGUES, Nelson. A menina sem estrela. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
RODRIGUES, Nelson. A vida como ela é... Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
RODRIGUES, Nelson. A vida como ela é… 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012a.
RODRIGUES, Nelson. A vida como ela é... em 100 inéditos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012b.
RODRIGUES, Nelson. Nelson Rodrigues por ele mesmo. In: Sonia Rodrigues (org.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012c.
RODRIGUES, Nelson. Teatro desagradável. In: Folhetim - Teatro do pequeno gesto, Rio de Janeiro, n. 7, p. 4-13, mai.-ago, 2000. Quadrimestral. Disponível em: http://www.pequenogesto.com.br/folhetim/folhetim7.pdf. Acesso em: 29 jul. 2023.
RODRIGUES, Stella. Nélson Rodrigues, meu irmão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1996. cap. 2, p. 46-48.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, cinema novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)