Perspectivas pedagógicas no espaço acadêmico a partir do melodrama e do circo-teatro brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0105

Palavras-chave:

Circo-teatro, Melodrama, Pedagogia do teatro, Processos criativos

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa doutoral cujo foco de investigação é o processo de criação do espetáculo Por Ti Não Importa Matar ou Morrer, uma livre adaptação de Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu, de Carlos Alberto Soffredini, a partir dos códigos de atuação do melodrama francês e de elementos das artes circenses, realizado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia em 2015. Para a análise desse processo, foram utilizadas as referências de atuação do circo-teatro brasileiro, tomando como recorte a trajetória do Circo-Teatro Guaraciaba. Esse artigo contextualiza os caminhos pelos quais o teatro passou a fazer parte dos circos no Brasil a fim de dar suporte à compreensão das experiências artísticas e pedagógicas e de traçar um diálogo entre a história do melodrama francês do século XIX e os circos-teatros brasileiros do século XX, evidenciado por meio de reflexões acerca dos modos de aprendizado de circenses da velha guarda e de jovens atrizes e atores nas universidades.

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Biografia do Autor

Maria de Maria Andrade Quialheiro, University of Aveiro

Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro - Portugal, em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas. Doutorado, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Artes, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Artes Cênicas pela UFU.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

QUIALHEIRO, Maria de Maria Andrade. Perspectivas pedagógicas no espaço acadêmico a partir do melodrama e do circo-teatro brasileiro. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23223. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade