Os códigos melodramáticos aplicados ao Enamorados do espetáculo Do Fundo do Baú
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0204Palavras-chave:
Commedia dell’Arte, enamorados, melodramaResumo
O artigo analisa o espetáculo Do Fundo do Baú, da companhia Os Mascaratis, investigando como os códigos melodramáticos se articulam à commedia dell’arte na construção dos enamorados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e análise de processo criativo, estabelecendo diálogos com Thomasseau, Tiche Vianna e Lecoq. Nos enamorados, o lirismo e o ridículo se entrelaçam, revelando tensões entre a solenidade melodramática e a comicidade farsesca. Conclui-se que a vitalidade dessas linguagens reside em sua capacidade de reinvenção em novos contextos cênicos.
Downloads
Referências
DUCHARTRE, Pierre-Louis. The Italian Comedy: the improvisation, scenarios, lives, attributes, portraits, and masks of the illustrious characters of the commedia dell’arte. New York: Dover Publications, 1966.
GIACOMO, Oreglia. The Commedia dell’Arte. New York: Hill and Wang, 1968.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê editorial, 2000.
JUNG, Carl Gustav. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: SENAC, 2010.
PIMENTA, Daniele. O circo-teatro e o melodrama. In: MERISIO, Paulo (org.). Sentidos do Melodrama: reflexões e dramaturgias. Rio de Janeiro: 7 Letras, p. 69-92, 2017.
SAND, Maurice. Masques et Bouffons: comédie italienne. Paris: Michel Lévy Frères, 1862. v. 1.
SAND, Maurice. Masques et Bouffons: comédie italienne. Paris: Michel Lévy Frères, 1862. v. 2.
TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte e rituais não cristãos. In: AGLAE BRONDANI, Joice (org.). Scambio dell’arte: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho. Salvador: Teatro-Máscara-Ritual – Interculturalidades, p. 43-62, 2013.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
VIANNA, Tiche. Além da Commedia dell’Arte: a aventura de um barracão de máscaras. São Paulo: Perspectiva, 2023..
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)

