Os códigos melodramáticos aplicados ao Enamorados do espetáculo Do Fundo do Baú

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0204

Palavras-chave:

Commedia dell’Arte, enamorados, melodrama

Resumo

O artigo analisa o espetáculo Do Fundo do Baú, da companhia Os Mascaratis, investigando como os códigos melodramáticos se articulam à commedia dell’arte na construção dos enamorados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e análise de processo criativo, estabelecendo diálogos com Thomasseau, Tiche Vianna e Lecoq. Nos enamorados, o lirismo e o ridículo se entrelaçam, revelando tensões entre a solenidade melodramática e a comicidade farsesca. Conclui-se que a vitalidade dessas linguagens reside em sua capacidade de reinvenção em novos contextos cênicos.

 

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Biografia do Autor

Welerson Freitas Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Artes Cênicas, Bacharelado e Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ator, diretor e professor de teatro.

                                                                                                   

Referências

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

FREITAS FILHO, Welerson. Os códigos melodramáticos aplicados ao Enamorados do espetáculo Do Fundo do Baú. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/28008. Acesso em: 18 dez. 2025.