Curadoria das Artes Cênicas: Gestão para a criação de relações, reflexões e experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0117

Resumo

Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a curadoria nas artes cênicas e o papel da/do curadora/curador na sua prática profissional na contemporaneidade, considerando ações artísticas no contexto brasileiro. Apresenta-se um percurso histórico, percorrendo uma trajetória no contexto das artes modernas, quando a profissão se estabelece com as características atuais. Em seguida, elaboram-se perspectivas críticas sobre a função da curadora ou do curador, analisando as atribuições necessárias para a criação de uma programação em artes cênicas. Por fim, discorre-se sobre a curadora ou o curador como um/uma gestor/gestora de expectativas, responsável por propor debates sobre a sociedade e a própria arte, a partir da relação que se estabelece entre artista, obra e público dentro de uma programação de artes cênicas.

Biografia do Autor

Anna Helena da Costa Polistchuk, Escola Superior de Artes Célia Helena

Produtora cultura e atriz, programadora de artes cênicas do SESI-SP. Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena. Pós-graduada em Gestão de Eventos na Universidade Anhembi-Morumbi. Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Mina Gerais. 

Karina Almeida, Escola Superior de Artes Célia Helena

Artista da dança. Pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestra e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp. Coordenadora da pós-graduação em Corpo e professora na Escola Superior de Artes Célia Helena.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Polistchuk, A. H. da C. ., & Almeida, K. C. de . (2021). Curadoria das Artes Cênicas: Gestão para a criação de relações, reflexões e experiências. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(40). https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0117

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas