Livros didáticos de história: entrecruzando leituras de imagens e orientações editoriais nas décadas de 1970 e 1980

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180304022012024

Mots-clés :

livro didático, ensino de história, imagens visuais, fontes documentais

Résumé

Neste artigo estudamos as mudanças e permanências nas formas de editoração de textos escritos e imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. Analisamos obras produzidas por diferentes autores nas décadas de 1970 e 1980: Sérgio Buarque de Holanda, Antonio José Borges Hermida, Gilberto Cotrim e Álvaro Duarte Alencar. Reconhecemos que a partir da década de 1970 foram estabelecidos novos padrões editoriais para os livros didáticos de História, os quais alteraram as formas de apresentação dos textos escritos na relação com as imagens visuais. Os diferentes procedimentos de leituras das imagens visuais estabelecidos desde então, constituíram saberes editoriais e escolares que serviram de base teórica e procedimental para desenvolvimento de propostas que emergiram nas obras didáticas produzidas nas décadas posteriores. Esperamos com este estudo contribuir para a construção de práticas de leitura de imagens visuais que possibilitem a fruição, o entendimento e a contextualização das informações que se relacionam ao uso de documentos visuais no ensino de História. Buscamos a valorização de procedimentos didáticos de leitura que permitam a construção, pelos professores e alunos, de interpretações pluridimensionais sobre as imagens visuais como documentos históricos.

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Arnaldo Pinto Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Realizou a Graduação na Universidade Estadual de Campinas, obtendo os títulos de Bacharel e Licenciado em História (1990). Pela mesma universidade, desenvolveu pesquisas junto ao programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, recebendo os títulos de Mestre (2003) e Doutor (2010). Atuou desde o início da década de 90 como professor da Educação Básica, contando ainda com experiências em Cursos de Formação Continuada, Especialização Lato-Sensu, Cursos de Graduação e Programa de Estágio Docente. Trabalha na Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação.

João Batista Gonçalves Bueno, State University of Paraíba

 

Doutor em Educação na área Práticas de ensino de História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Área de conhecimento: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Maria de Fátima Guimarães, Universidade São Francisco

 

Pesquisadora colaboradora voluntária - Pós Doc no Centro de Memória UNICAMP (CMU). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Faculdade de Educação da UNICAMP (1989), bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1984). É professora adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade São Francisco, também é docente nos cursos de Medicina e Pedagogia.

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Publiée

2012-12-13

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PINTO JUNIOR, Arnaldo; BUENO, João Batista Gonçalves; GUIMARÃES, Maria de Fátima. Livros didáticos de história: entrecruzando leituras de imagens e orientações editoriais nas décadas de 1970 e 1980. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 24–45, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012024. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012024. Acesso em: 24 nov. 2024.